Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEspírito Santo, Edson-
dc.contributor.authorCazumbá, Elson Correia-
dc.creatorCazumbá, Elson Correia-
dc.date.accessioned2016-06-16T15:42:29Z-
dc.date.available2016-06-16T15:42:29Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.date.submitted2016-02-05-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19498-
dc.description.abstractEsse estudo investigou os fundamentos teóricos-metodológicos do Esporte Educacional no Brasil, a partir da análise dos documentos que orientam as ações pedagógicas do Programa Segundo Tempo, inserido no Programa Mais Educação e teve como objetivos: Discutir os Fundamentos Pedagógicos do PST/Mais Educação; Identificar os elementos das Pedagogias do Aprender a Aprender no esporte educacional no Brasil; Discutir as contradições teóricometodológicas apresentadas nos documentos de formação continuada do PST/Mais Educação, quando remetidas às proposições pedagógicas da Educação Física; Apontar as contradições entre o que se anuncia nos princípios do Programa e a sua operacionalização. Para a realização dessa pesquisa, elaboramos o seguinte problema científico: quais as contradições apresentadas nas concepções teóricas-metodológicas que sustentam os fundamentos pedagógicos do esporte educacional no Brasil? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos como referencial teórico o Materialismo Histórico Dialético e como técnica de investigação a Análise de Conteúdo, sendo que para o levantamento dos dados, utilizamos três categorias: Fundamentação Filosófica; Fundamentos Pedagógico e Estratégia Metodológica. A condução teórico-pedagógica do programa não orienta para uma formação crítica do indivíduo, não contempla a perspectiva de formação integral capaz de desenvolver as capacidades dos sujeitos que lhe proporcione vislumbrar um outro projeto de sociedade que supere as contradições do capital. Defendemos a Pedagogia-Histórico Crítica e a abordagem da Crítico-Superadora como base para fundamentar as ações do Programa na escola, onde o esporte possa ser pautado enquanto elemento da cultura corporal, construído sócio-historicamente pela humanidade a partir das necessidades concretas da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study investigated the theoretical and methodological foundations of Educational Sports in Brazil, based on the analysis of the documents that guide the pedagogical actions of Second Half Program, inserted into the More Education Program and aimed to: Discuss the Pedagogical Fundamentals of PST / Further Education; Identify the elements of Pedagogy of Learning to Learn in sport education in Brazil; Discuss the theoretical and methodological contradictions presented in continuing education documents PST / More Education when sent to the pedagogical proposals of Physical Education; Point out contradictions between what is announced on the principles of the program and its operation. To carry out this research, we developed the following scientific problem: what are the contradictions presented in the theoretical and methodological concepts that underpin the pedagogical foundations of educational sport in Brazil? For the development of research, we used as a theoretical reference the Historical and Dialectical Materialism as a research technical content analysis, and for providing the data, we used three categories: Philosophical Rationale; Pedagogical and Methodological Foundations Strategy. The theoretical and pedagogical management of the program does not point to a critical formation of the individual, does not contemplate the prospect of integral formation able to develop the capacities of the subjects that gives you a glimpse another project of society that overcomes the contradictions of capital. We defend the Critical Pedagogy History and the approach of Critical-surpassing the basis to support the actions of the program at the school, where the sport can be based as part of the body culture, socio-historically constructed by mankind from the concrete needs of society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectHuman educationpt_BR
dc.subjectSchool educationpt_BR
dc.titleRealidade e contradições teórico-metodológicas do esporte educacional no Brasil: análise dos fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.contributor.refereesColavolpe, Carlos Roberto-
dc.contributor.refereesSÁ, Kátia Oliver-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programLinha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEsportept_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ESPECIALIZAÇÃO 2016.pdf866,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.