Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorAssis, Enaura Vespasiano de-
dc.creatorAssis, Enaura Vespasiano de-
dc.date.accessioned2016-06-08T16:58:21Z-
dc.date.available2016-06-08T16:58:21Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.date.submitted2014-02-21-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19447-
dc.description.abstractO presente estudo investigou, discutiu e analisou as práticas de leituras dos estudantes em situação de deficiência ingressos na educação superior da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tendo em vista o momento antes e depois das cotas para pessoas em situação de deficiência, será feita uma comparação dessas práticas nos distintos períodos; este estudo objetivou compreender e analisar as falas das pessoas participantes, por hora, também pesquisadores. O que justifica essa pesquisa é o envolvimento de pessoas que se identificam com o discurso do outro, mesmo em suas diferenças, entendendo que esse outro pode vir a ser eu mesmo e então, há de se pensar numa inclusão mais eficiente para a pessoa em situação de deficiência, na educação superior. A primeira parte desta dissertação trata da própria trajetória da educação inclusiva, sua atualidade, a relevância do tema e as implicações dos pesquisadores que nesta pesquisa estão imbricados. A seguir, importantes referenciais teóricos em que esse estudo se apoia são expostos de modo direcionado ao tema inclusão. A última parte desta dissertação informa os resultados da investigação sobre o tema, que dizem respeito à pesquisa de campo realizada com a participação de alunos da UFS, professores/pesquisadores, amigos e familiares. Nas considerações finais, o problema das práticas de leituras em prol da inclusão é retomado, apontando soluções possíveis para os problemas identificados a partir das críticas opiniões decorrentes das análises feitas pela técnica da triangulação. Os resultados evidenciaram que é urgente uma mudança de paradigmas educacionais em relação à vida acadêmica das pessoas em situação de deficiência, não só recém-inseridas pelas cotas na UFS, mas também em relação às pessoas em situação de deficiência que não sejam atendidas pelas cotas, mas possuam uma necessidade educacional especial.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study investigated, discussed and analyzed the students' reading practices in deficiency’s situations income in an higher education at the Sergipe Federal University (SFU). In a view of the time before and after the quota for people in deficiency situation, a comparison of these practices will be made in different periods; This study aimed to understand and analyze the testimonies of the people participating per hour, also researchers. What justifies this research is the involvement of people who identify with the discourse of the other, even in their differences, understanding that other may prove to be myself and then there is to think of a more efficient inclusion for people in deficiency’s situation in higher education. The first part of this dissertation deals with the trajectory of the inclusive education, nowadays, the relevance of the issue and the implications of the researchers, in this research are intertwined. The following important theoretical framework in which this study is based are exposed so directed to the inclusion topic. The last part of this paper reports the results of research on the topic, concerning the field research conducted with the participation of students of the SFU, teachers / researchers, friends and family. In closing remarks, the problem of practical readings in favor of inclusion is taken, pointing out possible solutions to the identified problems from the critical views arising from analyzes made by the technique of the triangulation. The results showed that it is urgent a change of educational paradigms regarding the academic life of people in deficiency situation, not only newly inserted by quotas on SFU, but also for people in deficiency situation that aren’t met by quotas, but they have a special educational need.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES/REUNIpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSituação de deficiênciapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.subjectDiscurso do outropt_BR
dc.subjectEstudantes em situação de deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes deficientespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDeficientes - Educação (Superior)pt_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.subjectdeficiency’s situationpt_BR
dc.subjectspeech of otherspt_BR
dc.titleAs leituras na formação de estudantes em situação de deficiência na Universidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Renato Izidoro da-
dc.contributor.refereesZoboli, Fábio-
dc.contributor.refereesSouza, Rita de Cácia Santos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO ENAURA.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.