Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorSantana, Flávio Santos de-
dc.creatorSantana, Flávio Santos de-
dc.date.accessioned2016-06-03T19:44:47Z-
dc.date.available2016-06-03T19:44:47Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.date.submitted2015-09-30-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19360-
dc.description.abstractEsta dissertação – A relação entre o programa Mais Educação e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: nexos e determinações de duas proposições liberais – tem como objetivo geral analisar os fundamentos teóricos e pedagógicos do Programa Mais Educação a partir das relações e nexos entre as formulações de John Dewey (1930) e do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), procurando mostrar a função social da escola capitalista daí decorrente. Como aporte teórico, para elaboração deste trabalho, foram considerados alguns dos pressupostos da evolução histórica das concepções pedagógicas no Brasil, haja vista termos hoje a caracterização do Programa Mais Educação como uma medida educacional comprometida com a reprodução e disseminação dos valores pertencentes a institucionalidade democrática burguesa neoliberal. O corpus básico a ser analisado compõe-se de três Referenciais: os cadernos de Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral do Programa Mais Educação (“Programa Mais Educação: passo a passo”; “Programa Mais Educação: gestão intersetorial no município”; “Educação Integral: texto referência para o debate nacional”; “Programa Mais Educação: gestão intersetorial no território”; “Rede de Saberes Mais Educação: pressupostos para projetos pedagógicos de Educação Integral”), os documentos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e a concepção de Educação Integral defendida por Dewey (1930). Assim, a metodologia de análise foi documental, permitindo a realização das comparações necessárias sobre as semelhanças e os possíveis distanciamentos das propostas educacionais. A análise dos documentos possibilitou afirmar que há relevantes relações entre os mesmos, mas, estes apresentam contradições, vistas através do fato de sua concepção de educação integral está vinculada aos interesses burgueses de incutir os valores democráticos liberais e neoliberais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation - The relationship between the program More Education and the Manifesto of the Pioneers of the New Education: nexuses and two liberal propositions determinations - has as main objective to analyze the theoretical and pedagogical foundations of the More Education Program from the relationships and connections between the formulations John Dewey (1930) and the Manifesto of the Pioneers of the New Education (1932), trying to show the social function of the capitalist school would entail. As a theoretical basis for preparation of this work were considered some of the assumptions of the historical development of pedagogical concepts in Brazil, given today under the characterization of the More Education Program as a committed educational measure with the reproduction and dissemination of the values belonging to bourgeois democratic institutions neoliberal. The basic corpus to be analyzed consists of three benchmarks: the assumptions of notebooks for Integral Education Pedagogic Projects More Education Program: "More Education Program: step by step"; "More Education Program: intersectoral management in the municipality", "Integral Education: reference text for national debate"; "More Education Program: intersectoral management in the territory"; "Knowledge Network More Education: assumptions for educational projects of Integral Education" the Manifesto of the documents of the Pioneers of the New Education (1932) and the design of Integral Education advocated by Dewey (1930). Thus, the analysis methodology was documentary, allowing making the necessary comparisons of the similarities and the possible distances of educational proposals. The analysis of the documents made it possible to state that there are significant relationships between same, but these contradictions have seen through the fact that his conception of integral education is linked to the bourgeois interests of instilling liberal and neo-liberal democratic valuespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação (Brasil)pt_BR
dc.subjectEscola novapt_BR
dc.subjectDewey, John - 1859-1952pt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectMore Education Program (Brazil)pt_BR
dc.subjectMore educationpt_BR
dc.titleA relação entre o Programa Mais Educação e o manifesto dos pioneiros da educação nova: nexos e determinações de duas proposições liberaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSá, Kátia Oliver de-
dc.contributor.refereesSantos Júnior, Cláudio de Lira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PRONTA - FLÁVIO (1).pdfArquivo principal 595,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha catalográfica dissertação - Santana, Flavio.pdfficha catalográfica 5,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.