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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação popular e as teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade
Autor(es): Mogilka, Maurício
Autor(es): Mogilka, Maurício
Abstract: Este artigo tem a intenção de realizar uma análise do paradigma de trabalho social denominado educação popular e das teorias que o fundamentam, as teorias da libertação. Nesta análise, pretende mostrar que esta proposta de intervenção e as sua fundamentação teórico-metodológica trazem características complexas, superando os reducionismos produzidos pela modernidade. Contudo, a intenção aqui também é demonstrar como as teorias da libertação e as práticas de educação popular por elas inspiradas também superam e se distanciam, em alguns aspectos, dos contra-discursos políticos produzidos dentro do quadro epistêmico da própria modernidade. Ou seja, alguns dos discursos do pensamento social crítico, como o marxismo-leninismo.
Palavras-chave: Educação popular
Complexidade
Teorias da libertação
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Tocantins
Citação: A educação popular e as teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade. Desafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tacantins, Palmas, v. 2, n. 1, p. 19-30, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19342
Data do documento: Dez-2015
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