https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19342| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A educação popular e as teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade |
| Autor(es): | Mogilka, Maurício |
| Autor(es): | Mogilka, Maurício |
| Abstract: | Este artigo tem a intenção de realizar uma análise do paradigma de trabalho social denominado educação popular e das teorias que o fundamentam, as teorias da libertação. Nesta análise, pretende mostrar que esta proposta de intervenção e as sua fundamentação teórico-metodológica trazem características complexas, superando os reducionismos produzidos pela modernidade. Contudo, a intenção aqui também é demonstrar como as teorias da libertação e as práticas de educação popular por elas inspiradas também superam e se distanciam, em alguns aspectos, dos contra-discursos políticos produzidos dentro do quadro epistêmico da própria modernidade. Ou seja, alguns dos discursos do pensamento social crítico, como o marxismo-leninismo. |
| Palavras-chave: | Educação popular Complexidade Teorias da libertação |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal do Tocantins |
| Citação: | A educação popular e as teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade. Desafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tacantins, Palmas, v. 2, n. 1, p. 19-30, 2015. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19342 |
| Data do documento: | Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Educação popular e teorias da libertação - propostas complexas de transformação da realidade.pdf | 179,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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