Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19339
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuição à crítica da formação de professores de educação física: nexos e relações entre as pedagogias do “aprender a aprender” e as diretrizes curriculares nacionais para a educação física
Autor(es): Almeida, Ediberto Ferreira de
Autor(es): Almeida, Ediberto Ferreira de
Abstract: O presente estudo tem como objeto a formação de professores de Educação Física, e em especial os nexos e relações das pedagogias do “aprender a aprender” com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física. Nossa pesquisa compõe o conjunto de estudos do grupo LEPEL e se insere no embate de projetos que direcionam a formação de professores, e consequentemente a formação das novas e futuras gerações da classe trabalhadora através da educação na escola pública. Trata-se de uma análise documental que objetivou contribuir teoricamente para a formação humana a partir da crítica à concepção pedagógica presente nas diretrizes que orientam a formação de professores de Educação Física – resolução CNE/CP nº. 01, de 18 de fevereiro de 2002 e a resolução nº 07, de 31 de março de 2004. Assim, nossa investigação se deu sob a seguinte pergunta síntese: quais os nexos e relações entre as pedagogias do “aprender a aprender” e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física? A hipótese por nós levantada apontou para a presença de pedagogias que compõe o lema pedagógico do “aprender a aprender” nas legislações que direcionam a formação de professores de Educação Física. Nosso estudo se desenvolveu a partir da técnica de análise de conteúdo, guiado pelo materialismo histórico e dialético, onde buscamos evidenciar as contradições e mediações presentes no objeto o que nos possibilitou identificar a concepção pedagógica e o projeto histórico presente nas diretrizes. Constatamos que a legislação oficial para a formação de professores de Educação Física – DCNFP e DCNEF – expressam regularidades no que tange a teoria pedagógica, apresentando a pedagogia das competências como norteadora dos cursos de formação de professores. A pedagogia das competências tem por objetivo reproduzir a base valorativa do modo de produção capitalista e levar o aluno a desenvolver competências e habilidades para se adaptar às exigências da sociedade capitalistas e suas mudanças constantes. Tal pedagogia compõe o lema do “aprender a aprender”, perspectiva direcionada pelos organismos internacionais e hegemônica atualmente nas políticas educacionais brasileiras, que tem como característica a secundarização dos conteúdos e da ciência no âmbito escola e nos cursos de formação de professores. Nesse contexto, defendemos a pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica que deve nortear a formação de professores de Educação Física, como é apontada na proposta de Licenciatura Ampliada, pois, está de acordo com os interesses da classe trabalhadora, na perspectiva de elevar seu padrão cultural, bem como, na luta pela superação do atual modo de produção em sentido de construir o projeto histórico socialista.
RESUMEN En este trabajo se estudió la formación de profesores de Educación Física, y en especial las conexiones y relaciones de las pedagogías de "aprender a aprender" con las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Física. Nuestra investigación hace que los estudios establecidos grupo LEPEL y forma parte del choque de los proyectos que impulsan la formación de los profesores, y en consecuencia la formación de las nuevas y futuras generaciones de la clase obrera a través de la educación en las escuelas públicas. Se trata de un análisis documental tuvo como objetivo contribuir teóricamente a la formación humana de la crítica al concepto pedagógico presente en las directrices que guían la formación de profesores de Educación Física - Resolución CNE / CP no. 01 de 18 de febrero de 2002 y la Resolución Nº 07, de 31 de marzo de 2004. Por lo tanto, nuestra investigación se llevó a cabo bajo el siguiente resumen pregunta: ¿cuáles son los vínculos y relaciones entre la pedagogía de "aprender a aprender" y Directrices Currículo Nacional de Educación Física? La hipótesis planteada por nosotros se refirió a la presencia de las pedagogías que componen el lema educativo de "aprender a aprender" en las leyes que dirigen la formación de profesores de Educación Física. Nuestro estudio se desarrolló a partir de la técnica de análisis de contenido, guiada por el materialismo histórico y dialéctico, donde tratamos de poner de relieve las contradicciones y mediaciones presentes en el objeto que nos permitió identificar el diseño pedagógico y el proyecto histórico presentar las directrices. Tomamos nota de que la legislación oficial para la formación de profesores de Educación Física - DCNFP y DCNEF - expresan regularidades con respecto a la teoría pedagógica, la presentación de la enseñanza de habilidades como guía de cursos de formación del profesorado. La enseñanza de habilidades tiene como objetivo reproducir la base de evaluación del modo de producción capitalista y conducir al estudiante a desarrollar habilidades y capacidades para adaptarse a las demandas de la sociedad capitalista y sus constantes cambios. Esta pedagogía constituye el lema de "aprender a aprender", dirigida por los organismos de perspectiva y hegemónicos internacionales actualmente en la política educativa brasileña, que se caracteriza por la infravaloración del contenido y de la ciencia en la escuela y en los cursos de formación del profesorado. En este contexto, apoyamos la pedagogía histórico-crítico como una teoría pedagógica que debe guiar la formación de profesores de Educación Física, como se señala en la propuesta de Grado extendido, por tanto, se ajusta a los intereses de la clase obrera con el fin de elevar su nivel cultural, así como en la lucha por la superación del modo de producción actual con el fin de construir la historia del proyecto socialista.
Palavras-chave: Formação humana
Formação de professores
Educação Física
"Aprender a Aprender"
Formación humana
Formación del profesorado
Educación física
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Lato Sensu Linha de Estudo e Pesquisa Em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL-UFBA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19339
Data do documento: 1-Jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Especialização EDIBERTO Êgo - Versão Final FINAL.pdf726,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.