Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Melina Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Clara Lima de-
dc.creatorOliveira, Clara Lima de-
dc.date.accessioned2016-06-01T14:34:27Z-
dc.date.available2016-06-01T14:34:27Z-
dc.date.issued2016-06-01-
dc.date.submitted2016-02-05-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19337-
dc.description.abstractO presente estudo se põe a investigar a formação de professores de educação física e dentro dela a questão do trato com os conhecimentos específicos da cultura corporal, com destaque aos clássicos, na formação de professores de educação física do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal da Bahia. Se pergunta sobre como são tratados os conhecimentos específicos na formação de professores de educação física, partindo de uma matriz teórica científica, dialética e histórica, e tendo como referência a necessidade de unidade metodológica no trato com esses conhecimentos historicamente produzidos, no curso de formação de professores em educação física da Universidade Federal da Bahia. Seu objetivo é levantar as contradições da realidade no trato com os conhecimentos específicos clássicos da cultura corporal na formação de professores de educação física da UFBA, que servirão para a análise da realidade e para pensar as possibilidades de superação dos problemas encontrados, rumo à emancipação humana. Este estudo tem como referência a teoria do conhecimento materialista histórico dialética, com referência aos clássicos (Marx, Engels, Lenin, Trotsky), a teoria histórico-cultural (Martins, Saviani), a pedagogia histórico-crítica (Saviani), a organização do trabalho pedagógico e a unidade metodológica (Freitas), a formação ampliada como perspectiva de formação de professores de educação física (Alves, Teixeira, Taffarel, Santos Junior, Dias Junior). Este é um estudo de caráter documental (foram analisados o projeto político-pedagógico do curso e os programas das disciplinas pertencentes ao eixo dos conhecimentos específicos – Capoeira I, Ginástica I, II e III, Esportes I, II e III). Os resultados encontrados apontam que os programas das disciplinas destoam da proposta do projeto político-pedagógico do curso, o que ratifica a hipótese levantada - necessidade de unidade metodológica na organização do trabalho pedagógico dos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores de educação físicapt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.titleFormação de professores de educação física na UFBA: considerações iniciais à crítica sobre o eixo dos conhecimentos específicos da cultura corporal.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos Júnior, Cláudio de Lira-
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.refereesColavolpe, Carlos Roberto-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.contributor.refereesSá, Kátia Oliver-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programGrupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CLARA LIMA DE OLIVEIRA.pdf931,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.