Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDazzani, Maria Virgínia Machado-
dc.contributor.authorOliveira, Yasmin Cunha de-
dc.creatorOliveira, Yasmin Cunha de-
dc.date.accessioned2016-04-25T13:29:05Z-
dc.date.available2016-04-25T13:29:05Z-
dc.date.issued2016-04-25-
dc.date.submitted2015-09-30-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18954-
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga o Programa Saúde na Escola (PSE), particularmente os significados que os professores e a equipe de Saúde da Família (eSF) — médico, enfermeiro, agente comunitário e odontólogo — atribuem às práticas de educação em saúde. Implementado nacionalmente em 2007, o PSE nasceu de uma política intersetorial, entre a saúde e a educação. Partindo de uma abordagem qualitativa, este estudo valeu-se de observação participante e entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados, feita em uma escola do ensino fundamental I do município de Sapeaçu, na Bahia, que aderiu ao PSE. Tendo como base teórica algumas das ideias centrais de autores como Vigotski, Bruner e Valsiner, na análise, parte-se do pressuposto de que a experiência humana é uma realidade subjetiva culturalmente organizada e constantemente recriada. Nesse sentido, estudaram-se as ações do PSE em Sapeaçu explorando as práticas de educação em saúde e seus significados para profissionais envolvidos no programa. A análise dos dados pautou-se no discurso dos sujeitos sobre o PSE e nas observações em campo e revelou que, embora a implantação do PSE tenha trazido dificuldades e desafios, também foram identificadas ações que contribuíram para a formação dos estudantes, considerando a atenção e promoção da saúde e a prevenção de doenças. Os significados de educação em saúde oscilam de acordo com o estilo de pensamento adotado por cada sujeito, mas as atividades desenvolvidas no PSE são verticalmente decididas pelos ministérios da Saúde e da Educação, ou pela Coordenação Municipal do Programa. Avanços foram identificados principalmente na atenção à temática da saúde nas escolas após a implantação do programa no município, mas a falta de interação entre as equipes escolares e de saúde é um empecilho à boa condução e continuidade do programa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research aims to investigate the School Health Programme (Programa Saúde na Escola: PSE) by examining the meanings that teachers and the Family Health team – a doctor, a nurse, a community health agent and a dentist – attribute to health education practices. Established nationally in 2007, the PSE grew out of an intersectoral policy between health and education. Based on a qualitative approach, data was collected through participant observation and semi-structured interviews and the study was conducted in a Level I Primary School in the municipality of Sapeaçu, Bahia, which implements the School Health Programme. Based on certain theoretical ideas central to authors such as Vygotsky, Bruner and Valsiner, the analysis sets out from an assumption that the human experience is a culturally organized and constantly recreated subjective reality. In this sense, it seeks to study PSE activities, within a municipality in Bahia, by exploring health education practices and their meanings for the professionals involved in the programme. Data analysis was based on subjects’ discourse about the School Health Programme and field observations. The data analysis revealed that the implementation of the PSE creates a number of difficulties and challenges for both Family Health professionals and teachers. However, it is worth noting that certain activities were identified that contributed to students’ education in relation to health care, promotion and prevention. The meanings of health education are related to each subject’s life history, experience, knowledge and beliefs. The activities implemented by the PSE are, in general, decided vertically, through the Ministries of Health and Education and the Programme’s Municipal Coordination Department. Important progress was identified in the areas of health and education, principally in the attention paid to the theme of health in schools, following the establishment of the PSE within the municipality. The study identified a lack of interaction between the school and health teams, which was the principalpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectSchool Health Programmept_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleO Programa Saúde na Escola: significados e práticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Gilberto Lima dos-
dc.contributor.refereesDejo, Vania Nora Bustamante-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Yasmin Oliveira.pdf645,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.