Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Burnham, Teresinha Fróes | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso | - |
dc.creator | Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-25T12:03:55Z | - |
dc.date.available | 2016-04-25T12:03:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-25 | - |
dc.date.submitted | 2016-02-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18944 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de tese teve como foco a estrutura e organização do currículo do curso de Ciências da Educação (percurso ensino), da Universidade de Cabo Verde, tendo em vista as políticas curriculares dessa universidade. O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como se estrutura e organiza o currículo do curso de Ciências da Educação, ante as políticas curriculares da Universidade de Cabo Verde e foi guiada pelo seguinte questionamento: Como se estrutura e organiza o currículo do curso de ciências de educação ante as políticas curriculares da Universidade de Cabo Verde? A investigação apresenta de forma entretecida, a formação e o currículo, a complexidade e a multirreferencialidade, a partir da abordagem qualitativa de base fenomenológica com olhar multirreferencial. Sendo a investigação um estudo de caso do tipo etnográfico, fiz uso da entrevista semiestruturada, a observação participante periférica, grupos focais e análise dos documentos disponibilizados para a recolha das informações, o que me possibilitou uma melhor compreensão do fenômeno estudado. O estudo mostrou que a forma como se estrutura e organiza o currículo da Uni-CV é fortemente influenciada pelos países europeus e pelos organismos internacionais mediante políticas de currículo do ensino superior, que são pautadas na racionalidade técnica e aplicacionista do conhecimento sobre as quais está plasmada a prática da maioria dos professores do curso. Em relação à percepção do currículo pelos atores curriculares, ressaltam a relevância de se pensar, organizar o currículo a partir de uma perspectiva colaborativa e interdisciplinar, tendo em vista a melhoria da prática pedagógica e a construção de saberes fundamentais para a formação dos estudantes. Para tanto, esse processo colaborativo também é relevante acontecer, especialmente na construção do plano curricular e na sua revisão, pautado no princípio democrático participativo, o que, para muitos dos atores curriculares não aconteceu no processo da revisão curricular do curso investigado. A colaboração e a participação entendida também como experiências fecundas da formação, sendo mecanismo que auxilia no desenvolvimento da capacidade crítica, democrática e colaborativa dos professores e dos estudantes. Estes resultados assinalam a necessidade de repensar a estrutura e organizar o currículo do curso de ciências de educação e as políticas curriculares da Uni-CV, tendo em conta uma visão de currículo que reconhece a complexidade do fenômeno formativo, pautado nos princípios democrático e colaborativo e na realidade educativa cabo-verdiana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Organização do currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Política curricular | pt_BR |
dc.subject | Multirreferencialidade | pt_BR |
dc.subject | Universidade de Cabo Verde - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Cabo Verde | pt_BR |
dc.title | Currículo do curso de Ciências da Educação no contexto das políticas curriculares da Universidade de Cabo Verde: uma compreensão a partir da abordagem multirreferencial | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.referees | Ameida, Vania Hirle de | - |
dc.contributor.referees | Furtado, Cláudio Alves | - |
dc.contributor.referees | Sales, Meire Valda Souza | - |
dc.contributor.referees | Aragão, José Wellington Marinho de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.