https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18753| metadata.dc.type: | Dissertação |
| Title: | Políticas afirmativas e a identidade quilombola na escola: a Lei 10.639/2003 em São Braz/ Santo Amaro - Bahia |
| Authors: | Oliveira, Geise |
| metadata.dc.creator: | Oliveira, Geise |
| Abstract: | A pesquisa em questão, que tem por título: “Políticas Afirmativas e a Identidade Quilombola na Escola: a Lei 10.639/2003 em São Braz/ Santo Amaro - Bahia” trata dos temas memória, identidade e políticas afirmativas, avaliando a Escola como local de mobilização e formação da consciência de identidade quilombola. Deste modo, ela dialoga com o entendimento de identidade política e negra, movimentos sociais, políticas culturais e afirmativas. A metodologia proposta para este estudo, baseia-se nas análises de cunho exploratório e explicativo e a produção dos dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental, assim como pela pesquisa de campo, através da análise dos questionários aplicados aos alunos e professores da Escola Municipal Ana Judite de Araújo Melo, localizada na comunidade. Este trabalho refletiu sobre a situação das Comunidades Quilombolas no Brasil e as formas como a sociedade civil, o Estado e as próprias comunidades lidam com a dimensão do conceito de identidade quilombola. |
| Keywords: | Memória Quilombo Identidades Políticas Afirmativas Políticas Culturais. |
| metadata.dc.subject.cnpq: | Identidade Políticas Culturais Produção Cultural |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| metadata.dc.publisher.initials: | Pós-Cultura |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18753 |
| Issue Date: | 21-Mar-2016 |
| Appears in Collections: | Dissertação (POSCULTURA) |
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - GEISE OLIVEIRA - FINALx.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.