https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18753| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Políticas afirmativas e a identidade quilombola na escola: a Lei 10.639/2003 em São Braz/ Santo Amaro - Bahia |
| Autor(es): | Oliveira, Geise |
| Autor(es): | Oliveira, Geise |
| Abstract: | A pesquisa em questão, que tem por título: “Políticas Afirmativas e a Identidade Quilombola na Escola: a Lei 10.639/2003 em São Braz/ Santo Amaro - Bahia” trata dos temas memória, identidade e políticas afirmativas, avaliando a Escola como local de mobilização e formação da consciência de identidade quilombola. Deste modo, ela dialoga com o entendimento de identidade política e negra, movimentos sociais, políticas culturais e afirmativas. A metodologia proposta para este estudo, baseia-se nas análises de cunho exploratório e explicativo e a produção dos dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental, assim como pela pesquisa de campo, através da análise dos questionários aplicados aos alunos e professores da Escola Municipal Ana Judite de Araújo Melo, localizada na comunidade. Este trabalho refletiu sobre a situação das Comunidades Quilombolas no Brasil e as formas como a sociedade civil, o Estado e as próprias comunidades lidam com a dimensão do conceito de identidade quilombola. |
| Palavras-chave: | Memória Quilombo Identidades Políticas Afirmativas Políticas Culturais. |
| CNPq: | Identidade Políticas Culturais Produção Cultural |
| País: | Brasil |
| Sigla da Instituição: | Pós-Cultura |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18753 |
| Data do documento: | 21-Mar-2016 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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