Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Lili Silva e | - |
dc.creator | Silva, Lili Silva e | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-07T17:42:56Z | - |
dc.date.available | 2016-03-07T17:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.other | Monografia | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18692 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a inclusão, a permanência e a eficácia da pessoa com deficiência no ensino superior. Foi abordado a permanência e eficácia, a partir de iniciativas desenvolvidas pelas universidades, no que diz respeito às barreiras enfrentadas pela pessoa com deficiência quanto ao acesso à estrutura arquitetônica e projetos de extensão que promova a inclusão. Para tanto, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica tendo como base artigos científicos, publicações, dissertações e teses já produzidas. A pesquisa faz-se um recorte desde o século XIX até os dias atuais e teve como objetivo principal, compreender as estratégias adotadas pelas universidades para que haja permanência e eficácia da pessoa com deficiência, matriculada em cursos de graduação, além de perceber as possíveis contribuições de inclusão no universo acadêmico. Aborda as ações desenvolvidas pelas Universidades, que, em sua grande maioria, não tem sido suficiente, para assegurar a pessoa com deficiência no ensino superior. Os resultados da pesquisa mostram que as dificuldades encontradas no processo de ensino e de aprendizagem dependem dos recursos especializados para atender essa parcela da população, que depois de muitas lutas, sente - se incluída, no meio acadêmico. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
This research addresses the inclusion in higher education, from the literature
descriptive, being developed through the study and analysis articles in publications,
websites, dissertations and theses that address the persistence and effectiveness of
student with disabilities in higher education. Making a cutout of the nineteenth
century to the present day. The objective of this study is to understand the strategies
adopted for the stay and the effectiveness of students with disabilities enrolled in
undergraduate programs, and realize the possible inclusion of contributions they
bring to students. The methodological approach was through the literature review,
which is developed through the study and analysis articles in publications, websites,
dissertations and theses on the concept of inclusion, permanence and effectiveness.
From readings taken through literature review, shafts were built to guide the work: for
example: Describing broadly on the structure and aspects permanence and
effectiveness student with disabilities in higher education; as well as understand what
the relationship of research for the researcher and that his approach to the subject; in
addition to clarifying the relationship between the landscape of special education with
the historical and political context of the partner country; characterize the problems
encountered in the educational system; and how it is the current scenario of the
university and its prospects to in connection to an inclusive system. This, however,
has not been sufficient to ensure retention and efficacy of these students at the
university. The results show the difficulties encountered in the process of teaching
and learning and the need for specific resources to this population feel included in
this medium | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Eficácia | pt_BR |
dc.subject | Disability | pt_BR |
dc.subject | Efficacy | pt_BR |
dc.subject | Permanence | pt_BR |
dc.subject | Deficientes - Educação (Superior) | pt_BR |
dc.title | Pessoas com deficiência no ensino superior: permanência e eficácia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Freitas, Meirielen Aparecida Gomes | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Samantha Nunes de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Colegiado de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|