Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.contributor.authorSantos, Antonio José Pimentel-
dc.creatorSantos, Antonio José Pimentel-
dc.date.accessioned2016-03-02T14:59:31Z-
dc.date.available2016-03-02T14:59:31Z-
dc.date.issued2016-03-02-
dc.date.submitted2015-07-28-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18674-
dc.description.abstractNuma sociedade escolarizada a escola constitui-se a instituição social que mais agrega diferenças e diversidades. Neste contexto, encontram-se os estudantes com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) os quais por não se enquadrarem nas exigências e normas do contexto escolar são, muitas vezes, rotulados e estigmatizados como alunos problemáticos. Essas rotulações podem ocasionar impactos psicoemocionais em quem as recebem, neste caso específico no estudante com TDAH, produzindo estigmas e preconceitos, podendo implicar na constituição da subjetividade deste estudante. Desse modo, esta pesquisa traz como questão principal: Como as pesquisas sobre escolarização de estudantes com TDAH abordam o discurso da escola/professor acerca desses estudantes? As questões secundárias trazidas para análise são: Como o estudante com TDAH é percebido pela escola/professor nas pesquisas realizadas? Como o discurso produzido pelo professor na escola pode interferir na construção da subjetividade destes estudantes? Assim, o objetivo geral dessa investigação consiste em investigar, a partir de pesquisas já realizadas, como os discursos produzidos pela escola/professor acerca de estudantes com TDAH podem interferir na construção da subjetividade desses sujeitos. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão sistemática da literatura, tendo como fonte de referência o banco de teses e dissertações da CAPES entre os anos de 2011 a 2012. A discussão dos dados foi feita com base na metodologia de análise do conteúdo, sendo levantadas três categorias de análise considerando-se os termos e características recorrentes nas concepções dos professores sobre o TDAH: aluno desatento/desconcentrado; aluno indisciplinado e aluno com dificuldade de interação. A análise de tais discursos, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural a partir de autores como Vigotski; González Rey e Angel Pino, aponta que a subjetividade é constituída não apenas como uma organização intrapsíquica individual, mas como produção diferenciada e simultânea de sentidos subjetivos em dois níveis estreitamente relacionados entre si, o individual e o social, portanto que a mesma sofre interferências do discurso da escola/professor.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In an educated society, the school constitutes the social institution that adds more differences and diversities. In this context, are the students with ADHD (Attention Deficit Disorder Hyperactivity Disorder) which for don’t fit in the school environment requirements and standards are often labeled and stigmatized as problem students. These stigmatas can cause psycho-emotional impact on those who receive them in this particular case the student with ADHD, producing stigma and prejudice which might entail the constitution of the subjectivity of the student. Thus, this research has as main question: How research on schooling of students with ADHD approach the school and teacher’s speech about these students? Secondary issues brought for analysis are: How the student with ADHD is perceived by the school / teacher in the research carried out? How the discourse produced by the teacher in school can interfere with the construction of the subjectivity of these students? Thus, the general purpose of this research is to investigate, from previous studies, as the speeches made by the school / teacher about students with ADHD can interfere with construction of the subjectivity of these subjects. The methodology used in this study was a systematic review of the literature, having as reference source the database of theses and dissertations from the CAPES between the years 2011 to 2012. The discussion of the data was based on analysis methodology content, being raised three categories of analysis considering the recurring terms and characteristics in teachers' conceptions about ADHD: student inattentive / distracted; undisciplined student and student with limited interaction. The analysis of such discourses, based on the Historical-Cultural Theory, from authors such as Vygotsky; González Rey and Angel Pino, says that subjectivity consists not only as an individual intrapsychic organization, but as differentiated and simultaneous production of subjective senses in two closely related levels with each other, the individual and the social, so that it suffers interference teacher and school speech.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso da escolapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSchool Speechpt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.titleDiscursos da escola e constituição da subjetividade de estudantes com TDAHpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesWanderley, Lílian Carla Lopes-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISCURSOS DA ESCOLA E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE ESTUDANTES COM TDAH _Antonio José Pimentel Santos.pdf906,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.