Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Fernanda Marques-
dc.contributor.authorCavalcante, Vera Lúcia Marques-
dc.creatorRodrigues, Fernanda Marques-
dc.creatorCavalcante, Vera Lúcia Marques-
dc.date.accessioned2016-02-23T15:56:57Z-
dc.date.available2016-02-23T15:56:57Z-
dc.date.issued2016-02-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18641-
dc.descriptionProjeto de Intervenção referente ao Mestrado Profissional do projeto UFBA/Irecê.pt_BR
dc.description.abstractEsse Projeto de Intervenção é fruto da pesquisa para conclusão do Mestrado Profissional em Educação/ UFBA. Trata da autoria docente como artefato para os currículos com inovações pedagógicas. O espaço da pesquisa se deu na Rede Municipal de Educação de Irecê, numa perspectiva fenomenológica que nos possibilitou tratar os fenômenos e apreender as experiências humanas, que refletem as vivências do trabalho realizado, associado às afetividades e dissabores da lida cotidiana no contexto da rede estudada. Para compor a tessitura desse texto, dialogamos com diversos teóricos que deram sustentação ao nosso entendimento da autoria docente como artefato, a saber: Bakhtin, Austin, Mainardes, Arroyo, dentre outros. A fala como artefato é um construto da inteligência humana e está articulada ao processo histórico e cultural dos sujeitos, o que se evidencia nos escritos e Bakhtin (2003). A linguagem muito além de apenas ser um meio de transmissão entre quem emite e quem recebe a informação, se constitui como um aspecto da interação entre os sujeitos do contexto escolar que por meio da fala praticam ações, ou seja, ao proferir um enunciado o professor está simultaneamente realizando uma ação, pois conforme Austin (1990) preconiza, todo dizer é fazer. Nesse sentido a formação em exercício de professores é um importante momento para o fomento à autoria docente pelos atos da fala. Dessa forma, essa pesquisa propõe como intervenção a ampliação dos espaços/tempo no calendário escolar que possibilite ao professor buscar soluções para as questões emergentes do cotidiano escolar através da autoria como artefato. Portanto, propomos a reestruturação das reuniões pedagógicas bimestrais com espaço/tempo para o fomento aos atos da fala e sistematização dos pronunciamentos performativos escritos em planos e documentos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoria docentept_BR
dc.subjectAtos da falapt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.titleAutoria docente como artefato para os currículos com inovaçõs pedagógicas: um zoom nos ciclos de formação humanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL (1).pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.