Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Marques, Fernanda Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Vera Lúcia Marques | - |
dc.creator | Marques, Fernanda Rodrigues | - |
dc.creator | Cavalcante, Vera Lúcia Marques | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-22T17:00:27Z | - |
dc.date.available | 2016-02-22T17:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18636 | - |
dc.description.abstract | Esse Projeto de Intervenção é fruto da pesquisa para conclusão do Mestrado Profissional em Educação/ UFBA. Trata da autoria docente como artefato para os currículos com inovações pedagógicas. O espaço da pesquisa se deu na Rede Municipal de Educação de Irecê, numa perspectiva fenomenológica que nos possibilitou tratar os fenômenos e apreender as experiências humanas, que refletem as vivências do trabalho realizado, associado às afetividades e dissabores da lida cotidiana no contexto da rede estudada. Para compor a tessitura desse texto, dialogamos com diversos teóricos que deram sustentação ao nosso entendimento da autoria docente como artefato, a saber: Bakhtin, Austin, Mainardes, Arroyo, dentre outros. A fala como artefato é um construto da inteligência humana e está articulada ao processo histórico e cultural dos sujeitos, o que se evidencia nos escritos e Bakhtin (2003). A linguagem muito além de apenas ser um meio de transmissão entre quem emite e quem recebe a informação, se constitui como um aspecto da interação entre os sujeitos do contexto escolar que por meio da fala praticam ações, ou seja, ao proferir um enunciado o professor está simultaneamente realizando uma ação, pois conforme Austin (1990) preconiza, todo dizer é fazer. Nesse sentido a formação em exercício de professores é um importante momento para o fomento à autoria docente pelos atos da fala. Dessa forma, essa pesquisa propõe como intervenção a ampliação dos espaços/tempo no calendário escolar que possibilite ao professor buscar soluções para as questões emergentes do cotidiano escolar através da autoria como artefato. Portanto, propomos a reestruturação das reuniões pedagógicas bimestrais com espaço/tempo para o fomento aos atos da fala e sistematização dos pronunciamentos performativos escritos em planos e documentos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoria docente | pt_BR |
dc.subject | Atos da fala | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | Autoria docente como artefato pra os currículos com inovações pedagógicas: um zoom nos ciclos de formação humana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)
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