Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Joelma Portugal | - |
dc.creator | Silva, Joelma Portugal | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-25T17:15:07Z | - |
dc.date.available | 2016-01-25T17:15:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18542 | - |
dc.description | Mestrado Profissional Em Educação Currículo, Linguagens e Inovações Peedagógicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou interpretar o que pensam professores da Rede Municipal de Ensino de Irecê sobre a reprovação e o que trazem como cultura instituída, compreendendo seu percurso formativo a partir da contextualização do processo avaliativo ao longo do tempo, analisando as ressonâncias desses pensamentos nas práticas pedagógicas nas Unidades Escolares que interferem diretamente no processo de avaliação. Assim, fez-se necessária uma investigação junto aos professores e técnicos da secretaria de educação, para compreender como a avaliação é concebida, fundamentada principalmente nas falas de Cipriano Luckesi, Maria Tereza Esteban, Michel de Certeau e Nilda Alves. Desta forma, foram utilizados como elementos estruturais da pesquisa, a apresentação e discussão de dados quantitativos a partir das taxas de reprovação apresentadas pelo QEdu, a análise do Conselho de Classe e a participação dos envolvidos com a educação, em uma Desconferência englobando ainda as Redes de Lapão e Ibititá, onde foram recolhidas informações precisas sobre as concepções de avaliação dos envolvidos com a educação. A investigação qualitativa apontou aspectos relacionados à cultura escolar, presentes nos discursos e fazeres cotidianos, fazendo-me refletir sobre aspectos teórico-metodológicos que impactam no processo de aprendizagem, comprometendo a educação de qualidade, ancorados no binômio tão sonhado, inclusão e democratização. Foi salientada, a partir dos discursos, a cultura instituída da reprovação e fez emergir a necessidade de se buscar melhor aproveitamento dos tempos/espaços dos Conselhos de Classe, como possibilidade de planejamento para intervenções na prática pedagógica e consequentemente melhoria dos resultados na aprendizagem, desde que compreendida como responsabilidade coletiva. A prioridade nos tempos/espaços dos Conselhos é o retorno às práticas pedagógicas de ações referentes às discussões, reflexões em torno das questões que afetam diretamente o fazer cotidiano. Um desafio para a Escola e não apenas para os docentes, aqui é apresentada como intervenção a (re)organização destes tempos/espaços, a partir da formação de uma comissão para a análise das normatizações para os Conselhos de Classe da Rede Municipal de Ensino de Irecê. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes-reprovação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Conselho de Classe | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Reprovação: prática instituinte ou cultura instituída | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)
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