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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Joelma Portugal-
dc.creatorSilva, Joelma Portugal-
dc.date.accessioned2016-01-25T17:15:07Z-
dc.date.available2016-01-25T17:15:07Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18542-
dc.descriptionMestrado Profissional Em Educação Currículo, Linguagens e Inovações Peedagógicaspt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou interpretar o que pensam professores da Rede Municipal de Ensino de Irecê sobre a reprovação e o que trazem como cultura instituída, compreendendo seu percurso formativo a partir da contextualização do processo avaliativo ao longo do tempo, analisando as ressonâncias desses pensamentos nas práticas pedagógicas nas Unidades Escolares que interferem diretamente no processo de avaliação. Assim, fez-se necessária uma investigação junto aos professores e técnicos da secretaria de educação, para compreender como a avaliação é concebida, fundamentada principalmente nas falas de Cipriano Luckesi, Maria Tereza Esteban, Michel de Certeau e Nilda Alves. Desta forma, foram utilizados como elementos estruturais da pesquisa, a apresentação e discussão de dados quantitativos a partir das taxas de reprovação apresentadas pelo QEdu, a análise do Conselho de Classe e a participação dos envolvidos com a educação, em uma Desconferência englobando ainda as Redes de Lapão e Ibititá, onde foram recolhidas informações precisas sobre as concepções de avaliação dos envolvidos com a educação. A investigação qualitativa apontou aspectos relacionados à cultura escolar, presentes nos discursos e fazeres cotidianos, fazendo-me refletir sobre aspectos teórico-metodológicos que impactam no processo de aprendizagem, comprometendo a educação de qualidade, ancorados no binômio tão sonhado, inclusão e democratização. Foi salientada, a partir dos discursos, a cultura instituída da reprovação e fez emergir a necessidade de se buscar melhor aproveitamento dos tempos/espaços dos Conselhos de Classe, como possibilidade de planejamento para intervenções na prática pedagógica e consequentemente melhoria dos resultados na aprendizagem, desde que compreendida como responsabilidade coletiva. A prioridade nos tempos/espaços dos Conselhos é o retorno às práticas pedagógicas de ações referentes às discussões, reflexões em torno das questões que afetam diretamente o fazer cotidiano. Um desafio para a Escola e não apenas para os docentes, aqui é apresentada como intervenção a (re)organização destes tempos/espaços, a partir da formação de uma comissão para a análise das normatizações para os Conselhos de Classe da Rede Municipal de Ensino de Irecê.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes-reprovaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectConselho de Classept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleReprovação: prática instituinte ou cultura instituídapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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