https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18385| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004) |
| Título(s) alternativo(s): | Memorandum |
| Autor(es): | Rudá, Caio Coutinho, Denise Almeida Filho, Naomar Monteiro de |
| Autor(es): | Rudá, Caio Coutinho, Denise Almeida Filho, Naomar Monteiro de |
| Abstract: | Apresenta-se súmula histórica da formação em Psicologia no Brasil entre 1962 e 2004, focalizando o período do Currículo Mínimo. Examina-se a dimensão da formação, balizada pela trajetória socioeconômica e política do país e os debates sobre formação e profissionalização. Realizou-se leitura crítica de textos contemporâneos à consolidação da profissionalização e à expansão do ensino da Psicologia, além de documentos que resgatam a história desse movimento ou oferecem contextualização dessa dimensão. Encontrou-se flagrante descontentamento com a formação pré-determinada e uniforme para cursos de Psicologia; o Currículo Mínimo, dispositivo garantidor da uniformidade da formação, não respondia às exigências da sociedade. Inúmeras propostas apontavam para reformulação curricular como modo de alcançar transformações propostas para a formação. No auge desse processo, foram implantadas as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia, referencial normativo flexível, que reconhece a pluralidade do campo e estabelece orientações gerais para a formação. |
| Palavras-chave: | currículo mínimo diretrizes curriculares nacionais educação superior formação do psicólogo |
| País: | Brasil |
| Citação: | Rudá, C., Coutinho, D., & Almeida-Filho, N. (2015). Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum, 29, 59-85. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18385 |
| Data do documento: | Nov-2015 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGEISU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| rudacoutinhoalmeidafilho01.pdf | 277,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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