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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004)
Título(s) alternativo(s): Memorandum
Autor(es): Rudá, Caio
Coutinho, Denise
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Autor(es): Rudá, Caio
Coutinho, Denise
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Abstract: Apresenta-se súmula histórica da formação em Psicologia no Brasil entre 1962 e 2004, focalizando o período do Currículo Mínimo. Examina-se a dimensão da formação, balizada pela trajetória socioeconômica e política do país e os debates sobre formação e profissionalização. Realizou-se leitura crítica de textos contemporâneos à consolidação da profissionalização e à expansão do ensino da Psicologia, além de documentos que resgatam a história desse movimento ou oferecem contextualização dessa dimensão. Encontrou-se flagrante descontentamento com a formação pré-determinada e uniforme para cursos de Psicologia; o Currículo Mínimo, dispositivo garantidor da uniformidade da formação, não respondia às exigências da sociedade. Inúmeras propostas apontavam para reformulação curricular como modo de alcançar transformações propostas para a formação. No auge desse processo, foram implantadas as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia, referencial normativo flexível, que reconhece a pluralidade do campo e estabelece orientações gerais para a formação.
Palavras-chave: currículo mínimo
diretrizes curriculares nacionais
educação superior
formação do psicólogo
País: Brasil
Citação: Rudá, C., Coutinho, D., & Almeida-Filho, N. (2015). Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum, 29, 59-85.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18385
Data do documento: Nov-2015
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