Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorSanches Neto, Antrifo Ribeiro-
dc.creatorSanches Neto, Antrifo Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-12-01T17:38:03Z-
dc.date.available2015-12-01T17:38:03Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.date.submitted2013-01-21-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18319-
dc.description.abstractEste estudo, embasado no tripé currículo-dança-educação, investiga e avalia a reforma curricular do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Bahia aprovada pela Câmara de Graduação da UFBA em janeiro de 2005 e aborda, por conseguinte, a formação em dança em nível superior. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi desenvolvida com base na abordagem compreensiva, que admite o pesquisador como ferramenta metodológica participando dos processos e eventos que estuda, buscando destacar progressivamente uma interpretação compreensiva do fenômeno estudado. Configurado a partir das percepções subjetivas engendradas nas experiências vividas no cotidiano do atual currículo, aprovado em 2005, o estudo foi sustentado por teorias da educação, currículo e formação, e teorias da dança e do corpo. Uma teia multirreferencial composta por diferentes campos do conhecimento humano para associar dança e currículo. Do cotidiano curricular brotaram questões problematizadoras que parecem ir de encontro aos pressupostos do Projeto Pedagógico. Informações necessárias à análise vieram das entrevistas com professores e alunos da Escola de Dança da UFBA, com coordenadores de cursos superiores de dança em Berlim, Alemanha, como também do Workshop de Avaliação proposto pelo Colegiado dos Cursos de Graduação em Dança da UFBA. A pesquisa revela um currículo inovador frente a currículos de cursos de Licenciatura em Dança no Brasil e aponta aspectos que carecem de discussões mais aprofundadas como avaliação, flexibilidade, autonomia, trabalho em times, dentre outros. Esta tese, escrita em formato de texto dramatúrgico contendo personagens, narrador e rubricas, incluindo algumas cartas, apresenta também o processo da reconstrução curricular, suas bases epistemológicas e pedagógicas e sua implantação e desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study, based on the tripod curriculum-dance-education, investigates and evaluates the curriculum reform of the graduation course in Dance of the Universidade Federal da Bahia approved by the Assembly of Graduation of UFBA in January 2005 and approaches, consequently, the formation in dance in graduation level. The research, characterized as qualitative, was developed based on a comprehensive approach which acknowledges the researcher as the methodological tool, participating of the processes and events studied, seeking to highlight progressively a comprehensive interpretation of the studied phenomenon. Configured from subjective perceptions engendered in the daily experiences of the current curriculum approved in 2005, the study was supported by theories of education, curriculum and formation, and theories of dance and body. A multirreferencial web composed from different fields of human knowledge to associate dance and curriculum. Everyday curriculum sprouted problematizing issues that seem to go against the assumptions of the Pedagogical Project. The necessary information to the analyses came from interviews conducted with teachers and students in the School of Dance of UFBA, coordinators of undergraduate dance courses in Berlin, Germany, as well as the Evaluation Workshop proposed by the Board of Graduation in Dance of UFBA. The research reveals an innovative curriculum compared to curricula in Pedagogic Dance Courses in Brazil, pointing aspects that lack discussion as evaluation, flexibility, autonomy, work in teams and others. This thesis, written in the form of a dramaturgical text containing characters, narrator and rubrics, including also some letters, also presents the process of curriculum reconstruction, its pedagogical and epistemological bases, as well as its implementation and development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação em dançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectFormation in dancept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEscola de Dança – Currículospt_BR
dc.subjectDança – Estudo e ensino (superior)pt_BR
dc.titleDiálogos com Terpsícore: movimentos de uma reforma curricular em dançapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesIannitelli, Leda Maria Muhana Martinez-
dc.contributor.refereesPereira, Sayonara Sousa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Final ANTRIFO.pdf5,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.