Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorSilva, Obdália Santana Ferraz-
dc.creatorSilva, Obdália Santana Ferraz-
dc.date.accessioned2015-11-24T15:03:04Z-
dc.date.available2015-11-24T15:03:04Z-
dc.date.issued2015-11-24-
dc.date.submitted2012-05-25-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18281-
dc.description.abstractEste estudo se insere no campo das discussões teóricas sobre a escrita acadêmico-científica, propondo uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica que alicerça o processo de produção textual no curso de Letras Vernáculas do Campus XIV-UNEB. Teve como objetivos analisar tais práticas a fim de compreender as concepções de linguagem e escrita, a partir das quais se estruturam as produções cientificas nesse curso; identificar, pelos recortes discursivos, a concepção e o lugar da escrita, como constituição da autoria, nas práticas p edagógicas dos professores e no cotidiano acadêmico dos alunos. Em termos teóricos, esta pesquisa está alicerçada na perspectiva da linguagem como processo interativo, social e histórico, ação dialógica (BAKHTIN, 2003; 2004) e mediadora entre sujeito e história (VYGOSTSKY, 1998; 2005); nas contribuições da Análise de Discurso Francesa (ADF), para tratar da escrita como exercício de autoria, autor como sujeito que produz um lugar de interpretação, discurso como prática política, lugar de debate, interdiscurso, conflito e confronto de sentido (ORLANDI, 1998; 2004; 2005a; 2005b; 2006a; 2006b; 2006c e PÊCHEUX, 1990; 1995; 2006; 2007). Os estudos de Foucault (1972; 1992; 2005), nos aspectos em que suas ideias coadunam com as da ADF, foram de suma importância para a discussão sobre formação discursiva. Importante se fez o diálogo com o campo da linguística textual, para tratar do texto como lugar de interação, no qual leitor e autor são sujeitos ativos, de contextos socioculturais específicos (GERALDI, 1997; 2006; KLEIMAN, 1999, 2000; KOCH, 2002; 2003). Em termos metodológicos, funda-se na abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, como caminho de investigação, e nas contribuições da ADF, para interpretação do corpus de análise. A análise dos recortes discursivos mostrou que a escrita acadêmico -científica, no referido curso, constitui um processo aligeirado, exercido na pressão do cumprimento do prazo para entrega e avaliação quantitativa, em meio a um número considerável de seminários a realizar e de leituras a fazer, configurando-se mais como um produto. Cada proposta de escrita é comprimida entre outras tantas solicitadas pelos professores, a cada semestre; a reescrita, a reflexão e a compreensão sobre o que se escreve, praticamente, não têm espaço na academia; apesar de um componente denominado SIP constituir um avanço, no sentido de levar o aluno a se interessar por uma atividade de escrita mais elaborada para socializar com os pares e professores, ainda constitui apenas mais uma tarefa do currículo, na qual está em jogo a avaliação, culminando na nota, que move o interesse dos alunos. Os resultados permitiram concluir que a produção do texto acadêmico-científico precisa transmutar-se de simulacro de uma escrita para atender apenas à demanda do professor e dos conteúdos da disciplina para uma proposta em que o aluno de Letras Vernáculas vivencie processos de escritainscrição, os quais lhe possibilite materializar seus conhecimentos pelo ato de escrever como atividade de dimensão crítica, através da qual, pelo ato de interpretação e produção, ele possa experimentar a pluralidade de significações que o situe frente ao saber-fazer, saber-ser, saber-dizer, com a finalidade de contribuir para sua formação como professor de língua maternapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study inserts itself in the field of theoretical discussions on academic-scientific writing, and proposes a critical reflexion on the pedagogical praxis that serves as basis for the process of text production at the Letters Course at the State University of Bahia – Campus XIV. The study had as its objectives: the analysis of such practices in order to understand the conceptions of language and writing from which originate the scientific productions at this course; the identification, through discursive parts, of the conception and the place of writing, as the constitution of authorship, in the pedagogical practices of Professors and in the academic routine of the students. In theoretical terms, this research is based on the perspective of language as an interactive, social and historical process, as a dialogical action ((BAKHTIN, 2003; 2004) and as mediator between subject and History (VYGOSTSKY, 1998; 2005); it is also based on the contributions of the French Discourse Analysis (FDA), to deal with writing as an exercise of authorship, in which the author, as a subject, produces an interpretation place, discourse is a political practice, a place for debate, Interdiscourse, conflict and confrontation of meaning. (ORLANDI, 1998; 2004; 2005a; 2005b; 2006a; 2006b; 2006c e PÊCHEUX, 1990; 1995; 2006; 2007). The studies of Foucault (1972; 1992; 2005) in the aspects that the ideas of this author relate with those of FDA, were extremely important for the discussion on discursive formation. Also important was the dialog with the field of Textual Linguistics, to see the text as a place of interaction in which reader and author are active subjects of specific social and cultural contexts. (GERALDI, 1997; 2006; KLEIMAN, 1999, 2000; KOCH, 2002; 2003). In methodological terms, the study is founded on the qualitative approach, of ethnographic inspiration as a way for investigation and in the contributions of FDA for the interpretation of the corpus. The analysis of the discursive parts showed that the academic-scientific writing, in the referred course, is a quickened process, done under the pressure of deadlines and quantitative exams, in the middle of a substantial number of Seminars to present and readings to do, configurating itself as a product. Each writing proposal is compressed between several others requested by the professors at each Semester; rewriting, reflexion and understanding about what is being written hardly have a place at the Academy. In spite of the fact that the Subject called SIP turned to be an advance, stimulating the students to grow an interest on a more elaborate writing activity, it still is one more Subject in the curriculum, in which evaluation is at play, reaching the grades, that move the students‘ interest. The results allowed to conclude that the production of the academic-scientific text needs to transmutate from simulacrum of a writing made only to answer to the professor‘s demands and the subjects‘ contents to a new proposition. In that proposition, the Letters Course student could live processes of inscription-writing, materializing knowledge through the act of writing as an activity of critical dimension, through which, in the act of interpretation and production, the student could experiment the plurality of meanings that place him/her in front of the know how-to do, know how-to be, know how-to say, contributing for the formation of the mother tongue teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita acadêmico-científicapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectAcademic-scientific writingpt_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectPedagogical praxispt_BR
dc.titleEscrita acadêmico-científica: a labuta com signos e significaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMachado, Ana Maria Netto-
dc.contributor.refereesMota, Kátia Maria Santos-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesMaheu, Cristina Maria D'Ávila Teixeira-
dc.contributor.refereesMichinel, José Luis-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese completa - versão final - definitiva.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.