Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.authorAlmeida, Sarah Lemes de-
dc.creatorAlmeida, Sarah Lemes de-
dc.date.accessioned2015-11-11T18:46:30Z-
dc.date.available2015-11-11T18:46:30Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.date.submitted2015-08-28-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18206-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções teóricas e práticas que embasam as disciplinas e estágios relacionados à Psicologia Escolar e Educacional na Formação de Psicólogos na Bahia. Adota-se, como referencial teórico, a Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica. Como procedimentos de campo, são utilizadas as seguintes estratégias: busca no site do Ministério da Educação pela quantidade de Instituições de Educação Superior (IES) que ofereciam cursos de Psicologia na Bahia; levantamento de dados gerais destas IES (modalidade administrativa, localidade, quantidade de cursos de psicologia oferecidos); análise das características gerais dos cursos (vigência do currículo, carga horária total, ênfases); análise das disciplinas e dos estágios relacionados à Psicologia Escolar e Educacional inseridos nos desenhos curriculares dos cursos de psicologia e suas respectivas carga horárias e semestralidade; entrevista e aplicação de questionários em docentes de tais disciplinas e estágios; análise dos planos de ensino dos professores participantes da pesquisa. A análise do material de campo é realizada a partir de enfoque quantitativo e qualitativo. Os achados desta pesquisa indicam que a maioria dos docentes das disciplinas e estágios relacionados à Psicologia Escolar e Educacional transita por concepções teóricas e práticas condizentes com a perspectiva crítica em Psicologia Escolar e Educacional, o que demonstra a difusão teórica desse campo de conhecimento, e, consequentemente, uma maior aproximação com bases epistemológicas comprometidas ética e politicamente com a superação do fracasso escolar. Esperamos, com esta pesquisa, contribuir para reflexões sobre a Formação de Psicólogos no Estado da Bahia, em especial, buscando repensar que lugar ocupa a perspectiva crítica em Psicologia Escolar e Educacional nesta formação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research aimed at understanding the theoretical concepts and practices that support the courses and internships related to the Educational and School Psychology in the formation of Psychologists in Bahia, a Brazilian State. School and educational psychology from a critical perspective are adopted as theoretical framework. The following procedures are followed to collect field material, which were analyzed quantitative and qualitatively : search at the Brazilian Culture and Education Ministry internet site for the amount of High Education Institutions which offers Psychology courses in Bahia; survey of general information of these institutions (administrative mode, location, number of courses offered in Psychology); identification of general characteristics of the courses (duration of the curriculum, total classload, emphases); identification of disciplines and internships related to School and Educational Psychology within curricular designs of Psychology courses and their classload as well as periodicity; questionnaires and interviews with professors of such disciplines and internships; analysis of professors lesson plans. Results of this survey indicate that most professors of disciplines and internships related to School and Educational Psychology transits in between theoretical conceptions and practices consistent with the critical perspective on School and Educational Psychology. This reveals the theoretical diffusion of the field of knowledge, and, therefore, a closer relationship with ethically and politically committed epistemological foundations. We hope this research contributes to reflections on the formation of psychologists especially in Bahia, by rethinking about the place occupied by critical perspective on School and Educational Psychology.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectPsicologia- estudo e ensino (superior) - Bahiapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectSchool psychologypt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectFormation of psychologistspt_BR
dc.titlePsicologia escolar e educacional na formação de psicólogos na Bahia: do desenho curricular à construção do trabalho docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Marilene Proença Rebello de-
dc.contributor.refereesBarros, Carlos César-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Final.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.