Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1818
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA OS ALUNOS DE ENFERMAGEM |
Other Titles: | Revista Baiana de Enfermagem |
Authors: | Silva, Valdenir Almeida da Cruz, Jefferson Bruno Ribeiro Lima da Camargo, Climene Laura de |
metadata.dc.creator: | Silva, Valdenir Almeida da Cruz, Jefferson Bruno Ribeiro Lima da Camargo, Climene Laura de |
Abstract: | O Programa de Educação Tutorial (PET) destina-se ao aprimoramento da formação dos alunos de diversos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, por meio da promoção de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Com base em uma metodologia qualitativa, o presente estudo foi elaborado com o objetivo de caracterizar os ex-integrantes do PET, bolsistas e voluntários quanto ao sexo, idade, cor, tempo de permanência no Programa, nível de formação atual, classe social e renda; analisar a experiência vivenciada por ex-integrantes do PET-Enfermagem e os fatores que interferem no desenvolvimento de suas atividades. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ao final do estudo, percebeu-se que o PET, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), caracteriza-se como uma estratégia de aprendizado eficaz para os alunos deste grupo. Sua metodologia de trabalho favorece amadurecimento profissional e pessoal, influencia o aprimoramento técnico- -científico, na escolha da área de atuação em enfermagem, bem como possibilita a construção de atividades em conjunto com grupos de outras áreas. O PET foi apontado pelos alunos como de fundamental importância para o desenvolvimento da vida acadêmica, enquanto a experiência de orientar o grupo foi avaliada pelos tutores como positiva, pois promove troca de informações, crescimento e enriquecimento profissional. Concluiu-se que o PET, na EEUFBA, tem se firmado como um instrumento pedagógico importante, pois sua metodologia de trabalho favorece o amadurecimento profissional e pessoal, levando ao cumprimento de seu papel no que diz respeito à formação ampla, ao preparo de profissionais mais comprometidos com a realidade, e com o aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos imprescindíveis à Enfermagem. |
Keywords: | Programa de Educação Tutorial Enfermagem Educação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1818 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.