Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Valdenir Almeida da-
dc.contributor.authorCruz, Jefferson Bruno Ribeiro Lima da-
dc.contributor.authorCamargo, Climene Laura de-
dc.creatorSilva, Valdenir Almeida da-
dc.creatorCruz, Jefferson Bruno Ribeiro Lima da-
dc.creatorCamargo, Climene Laura de-
dc.date.accessioned2011-07-13T04:54:57Z-
dc.date.available2011-07-13T04:54:57Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn2178-8650-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1818-
dc.descriptionp. 57-66pt_BR
dc.description.abstractO Programa de Educação Tutorial (PET) destina-se ao aprimoramento da formação dos alunos de diversos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, por meio da promoção de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Com base em uma metodologia qualitativa, o presente estudo foi elaborado com o objetivo de caracterizar os ex-integrantes do PET, bolsistas e voluntários quanto ao sexo, idade, cor, tempo de permanência no Programa, nível de formação atual, classe social e renda; analisar a experiência vivenciada por ex-integrantes do PET-Enfermagem e os fatores que interferem no desenvolvimento de suas atividades. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ao final do estudo, percebeu-se que o PET, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), caracteriza-se como uma estratégia de aprendizado eficaz para os alunos deste grupo. Sua metodologia de trabalho favorece amadurecimento profissional e pessoal, influencia o aprimoramento técnico- -científico, na escolha da área de atuação em enfermagem, bem como possibilita a construção de atividades em conjunto com grupos de outras áreas. O PET foi apontado pelos alunos como de fundamental importância para o desenvolvimento da vida acadêmica, enquanto a experiência de orientar o grupo foi avaliada pelos tutores como positiva, pois promove troca de informações, crescimento e enriquecimento profissional. Concluiu-se que o PET, na EEUFBA, tem se firmado como um instrumento pedagógico importante, pois sua metodologia de trabalho favorece o amadurecimento profissional e pessoal, levando ao cumprimento de seu papel no que diz respeito à formação ampla, ao preparo de profissionais mais comprometidos com a realidade, e com o aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos imprescindíveis à Enfermagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorialpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA OS ALUNOS DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.title.alternativeRevista Baiana de Enfermagem‏pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 22 / v. 23, n. 1, 2, 3pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3623.pdf256,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.