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dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorCosta, Neuber Leite-
dc.creatorCosta, Neuber Leite-
dc.date.accessioned2015-11-04T14:37:09Z-
dc.date.available2015-11-04T14:37:09Z-
dc.date.issued2015-11-04-
dc.date.submitted2013-03-20-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18186-
dc.description.abstractEssa tese que analisa as políticas culturais voltadas para a capoeira se preocupou em investigar através de pesquisa documental, entrevista semi-estruturada, análises e nexos entre as políticas culturais, a educação e a capoeira. O trabalho objetivou compreender as consequências das políticas culturais da capoeira, para suas comunidades, principalmente no que diz respeito a sua formação. A pesquisa destacou a relação histórica da capoeira com a política e os fatores que a levaram, por um momento, a fazer parte de ações prioritárias nas políticas culturais do Governo, culminando no seu reconhecimento como patrimônio imaterial do Brasil. Aponta também os avanços, a estagnação e os retrocessos desse processo que ainda encontra-se em andamento, através dos projetos: Cultura Viva, Capoeira Viva e das ações de reconhecimento e salvaguarda da capoeira. Foram averiguadas contribuições para o processo educacional das iniciativas de fomento, assim como a ausência de estratégias para sua continuidade e democratização das produções. Apontamos que as ferramentas que constituem os processos de editais necessitam adequações para proporcionar autonomia às comunidades que compõe o universo diversificado da capoeira. Ficaram constatadas que o processo de reconhecimento apesar de se originar nas bases dos coletivos de capoeira, não significou ampla participação desta, assim também como precisam ainda ser amplamente divulgados e democratizados as ações de sua salvaguarda. Possibilidades de qualificação e avanços nas políticas culturais voltadas para a capoeira foram indicadas na tese no intuito de contribuir com os novos caminhos que esta ma nifestação irá trilhar.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis examines the cultural policies aimed at poultry bother to investigate through desk research, semi-structured interviews, analyzes and connections between cultural policies, education and capoeira. The study aimed to understand the consequences of cultural policies of capoeira, to their communities, especially with regard to their training. The research highlighted the historical relationship of capoeira with the policy and the factors that led, for a time, part of the priority actions in the cultural policies of the government, culminating in their recognition as intangible heritage of Brazil. It also points to the progress, stagnation and setbacks in this process is still ongoing, through the projects: Cultura Viva, Capoeira Viva and actions recognition and safeguarding of capoeira. We investigated contributions to the educational process of development initiatives, as well as the absence of strategies for its continuity and democratization of productions. We point out that the tools that constitute the processes of edicts adjustments need to provide autonomy to the communities that make up the diverse universe of capoeira. Were found that the process of recognition despite originate at the bases of collective capoeira, not meant broad participation, so as still need to be widely disseminated and democratized the actions of its safeguarding. Possibilities qualification and advancements in cultural policies aimed at poultry were indicated in the thesis in order to contribute to the new ways that this manifestation will follow.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectPolíticas culturaispt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCultural policiespt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.titleCapoeira, política cultural e educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesCampos, Helio José Bastos Carneiro de-
dc.contributor.refereesConrado, Amélia Vitória de Souza-
dc.contributor.refereesVieira, Luis Renato-
dc.contributor.refereesLeiro, Augusto César Rios-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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