Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18181
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Ensino de violão para violonistas solistas em uma classe de seminários em instrumento na graduação |
Authors: | Souza, Luan Sodré de |
metadata.dc.creator: | Souza, Luan Sodré de |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo geral investigar o ensino de violão para violonistas solistas em uma classe de seminários em instrumento de um curso de graduação. Buscou-se identificar as estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para conduzir a aprendizagem da classe, entender como o professor trabalhava as especificidades de cada aluno no contexto de grupo, perceber como as estratégias metodológicas utilizadas pelo professor refletiam no aprendizado do estudante, e saber quais eram os principais alicerces da atuação profissional do professor. Foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo (YIN, 2001; BOGDAN & BIKLEN, 1994), onde foram coletados dados por meio de 8 observações / filmagens, das quais 4 foram transcritas na íntegra, além de uma entrevista semiestruturada realizada com o professor. Durante a análise de dados foram identificadas as estratégias utilizadas pelo professor e categorizadas em 5 grupos: Gerenciamento da aula, Detecção e exposição de problemas, Correção e orientação, Avaliação, e Interação com a classe. Foi feita uma relação entre as estratégias utilizadas pelo professor com o modelo de instrução SRSD (Self-regulated Strategies Development), (HARRIS, GRAHAM, SANTANGELO, 2013; HARRIS et al, 2011), sendo esse o nosso referencial de análise. Também foi discutida a formação do professor com base na construção dos saberes experienciais (TARDIF, 2010), vivenciado na sua formação enquanto instrumentista. Foi observado que as estratégias utilizadas pelo professor tinham grande relação com o modelo instrucional SRSD, o que revelou um ensino voltado para o desenvolvimento de estratégias de autorregulação da aprendizagem nos estudantes. |
Keywords: | Ensino coletivo de violão Estratégias de ensino de violão Máster Classes Formação de violonistas solistas SRSD Ensino coletivo de violão na graduação |
metadata.dc.subject.cnpq: | Música |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18181 |
Issue Date: | 31-Oct-2015 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGMUS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf | 5,58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.