Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18181
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.authorSouza, Luan Sodré de-
dc.creatorSouza, Luan Sodré de-
dc.date.accessioned2015-11-01T01:10:55Z-
dc.date.available2015-11-01T01:10:55Z-
dc.date.issued2015-10-31-
dc.date.submitted2015-04-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18181-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral investigar o ensino de violão para violonistas solistas em uma classe de seminários em instrumento de um curso de graduação. Buscou-se identificar as estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para conduzir a aprendizagem da classe, entender como o professor trabalhava as especificidades de cada aluno no contexto de grupo, perceber como as estratégias metodológicas utilizadas pelo professor refletiam no aprendizado do estudante, e saber quais eram os principais alicerces da atuação profissional do professor. Foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo (YIN, 2001; BOGDAN & BIKLEN, 1994), onde foram coletados dados por meio de 8 observações / filmagens, das quais 4 foram transcritas na íntegra, além de uma entrevista semiestruturada realizada com o professor. Durante a análise de dados foram identificadas as estratégias utilizadas pelo professor e categorizadas em 5 grupos: Gerenciamento da aula, Detecção e exposição de problemas, Correção e orientação, Avaliação, e Interação com a classe. Foi feita uma relação entre as estratégias utilizadas pelo professor com o modelo de instrução SRSD (Self-regulated Strategies Development), (HARRIS, GRAHAM, SANTANGELO, 2013; HARRIS et al, 2011), sendo esse o nosso referencial de análise. Também foi discutida a formação do professor com base na construção dos saberes experienciais (TARDIF, 2010), vivenciado na sua formação enquanto instrumentista. Foi observado que as estratégias utilizadas pelo professor tinham grande relação com o modelo instrucional SRSD, o que revelou um ensino voltado para o desenvolvimento de estratégias de autorregulação da aprendizagem nos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino coletivo de violãopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensino de violãopt_BR
dc.subjectMáster Classespt_BR
dc.subjectFormação de violonistas solistaspt_BR
dc.subjectSRSDpt_BR
dc.subjectEnsino coletivo de violão na graduaçãopt_BR
dc.titleEnsino de violão para violonistas solistas em uma classe de seminários em instrumento na graduaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAzzi, Roberta Gurgel-
dc.contributor.refereesFonseca, Diana Santiago da-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.