Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18118
Tipo: Dissertação
Título: Lucas Dantas - Um herói de Búzios: A Pedagogia do Protagonismo no Ensino do Teatro em Cumprimento à Lei 11.645/08
Autor(es): Oliveira, Everton Machado Paim
Autor(es): Oliveira, Everton Machado Paim
Abstract: A presente Dissertação é uma contribuição para o exercício da Lei 11.645/08. Trazemos para o professor de teatro uma prática baseada no estudo da história de Salvador, mais precisamente no levante intentado na Bahia de 1798, que ficou conhecido como “Conspiração dos Alfaiates”, com o objetivo de realizar a criação dramatúrgica em processo colaborativo com a Cia de Teatro Gente (Salvador-BA) do texto teatral Lucas Dantas - Um Herói de Búzios e incluir os conteúdos da Lei 11.645/08 na nossa prática pedagógica com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, no turno matutino. A experiência foi realizada em parceria com o Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, na comunidade de Cajazeiras em Salvador-BA. Neste estudo, apresentamos a pesquisa histórica que norteou a elaboração do trabalho, o processo de criação em processo criativo da dramaturgia e o produto final, além da análise da prática pedagógica com 250 (duzentos e cinquenta) alunos, que protagonizaram o processo de criação, montagem e apresentação das cenas construídas na produção e execução do 1º Festival de Teatro Gente e a relevância social da implementação da Lei 11.645/08. Palavras-chave: História. Conspiração. Dramaturgia. Teatro-Educação. Lei 11.645/08.
This dissertation is a contribution to the practice of Law 11,645 / 08. Bring to the drama teacher a practice based on the study of the history of Salvador , but precisely in the uprising brought in Bahia , 1798, which became known as “ Conspiracy of the Tailors” with the goal of realizing the dramaturgical creation in collaborative process with Cia of ( Salvador - BA ) Celebrity Theatre theatrical text Lucas Dantas - a Hero of Buzios and include the contents of Law 11,645 / 08 in our teaching practice with students from 1st year of high school in the morning shift . The experiment was conducted in partnership with the State College Dona Leonor Calmon, in Cajazeiras community in Salvador, Bahia. In this study, we present the historical research that guided the preparation of the work, the process of creation in the creative process of playwriting and the final product, and analysis of pedagogical practice with 250 (two hundred fifty) students, who staged the process of creating, assembly and presentation of scenes built in the production and execution of the 1st Festival of Theatre People and the social relevance of the implementation of Law 11,645 / 08. Keywords: History . Conspiracy. Dramaturgy. Theatre Education. Law 11,645 / 08.
Palavras-chave: teatro
dramaturgia
CNPq: Artes Cênicas - Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18118
Data do documento: 13-Out-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Everton - Pré-textuais Final.pdfLeitura de Dados290,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Everton Textuais Final. Corrigido.pdfArtigo principal23,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.