Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorSantos, Igor Alexandre de Carvalho-
dc.creatorSantos, Igor Alexandre de Carvalho-
dc.date.accessioned2015-08-28T14:52:29Z-
dc.date.available2015-08-28T14:52:29Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18043-
dc.description.abstractO presente trabalho visou explorar as diferenças nas experiências formativas a partir da imbricação entre currículo rizomático e subjetivação. De maneira geral, busquei compreender o currículo sob a perspectiva do conceito de rizoma e suas ressonâncias na formação. Para tal empreendimento, foi preciso evocar o conceito de rizoma criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari e roubado por Silvio Gallo para refletir sobre o currículo rizomático a partir de suas conexões e heterogêneses. Ademais, pretendi discutir sobre uma formação não essencialista, baseada na filosofia de Deleuze, bem como na filosofia da formação de Jorge Larrosa, inspirada em Nietzsche. Por fim, esta pesquisa visou pensar as implicações entre currículo rizomático e formação, a partir do dispositivo conceitual atos de currículo forjado por Roberto Sidnei Macedo. Destacam-se as potencialidades do currículo a partir dos princípios do rizoma e uma formação tratada através das experiências, do aprendizado, de uma perspectiva não humanista e da diferença insubmissa à identidade. As possibilidades entre currículo e formação foram auxiliadas pelas ideias de devir-menor e nomadologia na educação. A pesquisa insere-se no campo teórico da filosofia do currículo e da formação e tem como concepção metodológica os traçados cartográficos, considerando a processualidade do objeto de estudo, assim como relevando as intempestividades na experiência de escrita. A partir de tais problematizações, emergiu o conceito de atos de currículo rizomáticos para entretecer o currículo rizomático e a subjetivação, assim como resistir aos modelos curriculares-formativos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The current work aimed to explore the differences in formative experiencies from the overlap between rhizomatic curriculum and the subjectivity. In general, I tried to understand the curriculum from the perspective of the concept of rhizome and its resonances in formation. For such undertaking it was necessary to evoque the concept of rhizome created by Gilles Deleuze and Félix Guattari and stolen by Silvio Gallo to reflect on the rhizomatic curriculum from their connections and heterogeneity. Moreover, I intended to discuss a non-essentialist formation based on Deleuze‘s philosophy and the philosophy of formation by Jorge Larrosa, inspired by Nietzsche. Finally, this research tried to think about the implication of rhizomatic curriculum and the formation from the conceptual device acts of curriculum forged by Roberto Sidnei Macedo. Stand out the potentialities of curriculum from the principles of rhizome and a formation through the experiences of learning, non-humanist perspective and an unyielding diference to identity. The linkage made between curriculum and formation was aided by the ideas of becoming-minor and nomadology in education. The research is part of the theorical field of philosophy of curriculum and philosophy of formation and its methodologic design the cartographic layouts, considering the processuality of the object of study as well as highlighting the unexpected experience of writing. From these problematizations, emerged the concept of acts of rhizomatic curriculum to interweave the rhizomatic curriculum and subjetivity, as well as to resist the formative curricular models.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo rizomáticopt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAtos de currículo rizomáticospt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectRhizomatic curriculumpt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectActs of rhizomatic curriculumpt_BR
dc.titleCurrículo rizomático e formação: "um pouco de possível, senão eu sufoco"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Janete Magalhães-
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.refereesGaleffi, Dante Augusto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação (Filosofia da Educação)pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.