Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorBitencourt, Lais Caroline Andrade-
dc.creatorBitencourt, Lais Caroline Andrade-
dc.date.accessioned2015-08-27T15:19:50Z-
dc.date.available2015-08-27T15:19:50Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.date.submitted2012-04-10-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18036-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo central a compreensão das diversas linguagens estabelecidas pelos educadores nas creches, tentando tecer ponderações acerca do desenvolvimento da criança nessa primeira infância e das interações estabelecidas entre os educadores e os educandos. É uma pesquisa de cunho etnográfico, tendo como proposta metodológica o estudo de caso. Compreendemos a proposta dialógica trazida por Bakhtin e analisamos como ela é aproveitada nas salas dos professores cursistas do PROINFANTIL. Em um primeiro momento fizemos um levantamento bibliográfico sobre a linguagem voltada para o contexto educacional de crianças de 0 a 3 anos, logo em seguida, situamos o espaço no qual realizamos a pesquisa e em seguida tentaremos de compreender um pouco sobre a escola como instituição responsável pela educação direta e formal das crianças. Encontramos na dialogia e nos processos de interação, utilizando a linguagem como um dos meios, uma base epstemológica para os estudos que aqui se realizam, percebendo a enunciação dentro de um contexto sócio-ideológico constituída de significação e de sentido e fruto da interação entre os indivíduos. É a partir da discussão dialógica baseada na teoria de Bakhtin que compreendemos as mudanças de atitudes (ação pedagógica) dos profissionais que trabalham com educação de crianças de 0 a 3 anos a partir da formação oferecida pelo PROINFANTIL, bem como perceber como os cursos de formação de professores auxiliam o professor na construção de suas identidades docentes.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study has as goal understanding the several options of language adopted by teachers in nursery, trying to weave assessments about the development of child in the early childhood of interactions established between educators and learners. It is an ethnographic research kind, having as methodological proposed the case study. We learn the dialogic proposal according Bakhtin concept and we analyzed how it is utilized in the classrooms of the teachers from PROINFANTIL. At first moment we will do a search bibliography regarding language target on the educational context of 0-3 years old children, shortly thereafter, we will set the space in which we will carry out the research trying to understand a little bit about the school as the institution responsible by direct and formal education of children. We have found through dialogic theory and in the interaction processes, using the language as one of the ways, an epistemological base for the studies that are carried out here, understanding the enunciation of a social ideological context constituted of meaning and sense and product of the interaction between the individuals. It’s from the dialogical discussion based on Bakhtin’s theory that we will try to understand the changes in attitude (pedagogical action) from the professionals who work with 0-3 years old children education from the formation offered by PROINFANTIL, as well as perceiving how the formation courses for teachers help them in the construction of their teacher identities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de crechespt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectPrograma de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantilpt_BR
dc.subjectDialogismpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleFormação de professores: contrapontos e paradoxos no PROINFANTIL/Bahia 2010 – 2012pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesCancian, Viviane Ache-
dc.contributor.refereesSouza, Regina Aparecida Marques de-
dc.contributor.refereesAlmeida, Fernanda Maria Brito Gonçalves-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.