Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.contributor.authorBorges, Jorgeval Andrade-
dc.creatorBorges, Jorgeval Andrade-
dc.date.accessioned2015-08-11T18:18:40Z-
dc.date.available2015-08-11T18:18:40Z-
dc.date.issued2015-08-11-
dc.date.submitted2014-03-06-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18025-
dc.description.abstractEsta tese traz uma investigação da situação do ensino da história da África em escolas públicas baianas. A anáilse que é desenvolvida nesse trabalho se baseia na perspectiva dos professores que lecionam a disciplina História na rede pública estadual de ensino da Bahia. Através de depoimentos e reflexões feitas pelos referidos docentes com a utilização das técnicas de aplicação de questionários e debates realizados em grupos focais se vislubrou um quadro da situação do ensino de África na disciplina História na Educação Básica. Do mesmo modo, se apresenta elementos que são considerados favoráveis ou obstáculos para a inserção da história africana nas escolas. No corpo do trabalho se faz uma exposição da historiografia sobre a África e uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais relacionadas à temática dos estudos afro-brasileiros e africanos. Tais procedimentose serviram como auxílio para análises dos conteúdos da história africana que de fato estão sendo levados para as salas de aula nas escolas. Os resultados do trabalho levaram à formulaçaõ central de que a inserção da história da África nas escolas acontecem preponderantemente na forma de projetos sem, contudo, ser inserida nos planos das disciplinas escolares. A África que está inserida nas escolas públicas estudadas nessa pesquisa se apresenta em forma de projetos e dependente de ação voluntária dos educadores. A ideia central aponta a reflexão de que a dificuldade para uma implementação da África no curriculo escolar de forma apropriada se deve substancialmente à problemática da formaçaõ docente e ausência de ação organizada e sistematizada do poder público.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis brings a investigation of the Africa History teaching situation in Bahia public schools. The analysis developed in this paper is based in this paper is based in the teacher’s point of view who teach history subject in the state public school in Bahia. Through points and reflections made by mentioned teachers in focal groups showed the situation of teaching of African History subject in the Basic Education. In the same way, it’s shown elements which are considered favorable or obstacles to the inclusion in the Africa history at schools. In the paper it’s made an exposition of historiography about Africa and an analysis of National Curricula’s rules related to African-brazilians and Africans topics. Such proceedings served as aid to analysis of the contents of the paper results took to central elaboration of the including of Africa history at schools happen primery as projects noretheless be included in the plans of the school subjects. African which is included in the public schools studied in this research is presented as projects and depends on the teachers voluntary actions. The main idea takes to a reflection that the difficult for including Africa in the school schedule by the proper way is due substantially to the problematical of teacher studies and absent to organize and systematized action of public government.pt_BR
dc.description.sponsorshipUESB/SAEBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003pt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectAfrica historypt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA vez da África?: o ensino da história africana em escolas públicas da Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMunanga, Kabengelê-
dc.contributor.refereesPina, Maria Cristina Dantas-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesOliveira Filho, Roque Felipe de-
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado Jorgeval Borges.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.