Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.authorAlmeida, Bruno Luiz Teles de-
dc.creatorAlmeida, Bruno Luiz Teles de-
dc.date.accessioned2015-05-14T15:43:33Z-
dc.date.available2015-05-14T15:43:33Z-
dc.date.issued2015-05-14-
dc.date.submitted2014-02-11-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17694-
dc.description.abstractEsta pesquisa está circunscrita no universo do Programa Nacional da Escola de Gestores. Seu objetivo é analisar a apropriação do conceito de gestão democrática participativa promovida no âmbito do curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Escola de Gestores da UFBA e suas contribuições para o fortalecimento da gestão democrática nas escolas públicas da educação básica em que os gestores/cursistas estão vinculados no estado da Bahia. A população investigada foi de 287 trabalhos de conclusão de curso da terceira edição do curso de Especialização em Gestão Escolar, desses foram selecionados 186 que tratavam de temas relacionado à gestão. Através do método de análise sistemática aleatória do universo de 186 trabalhos foram coletados uma amostra de 38 trabalhos, aos quais foi aplicado “Fichamento do TCC” que se constituiu como instrumento de coleta de dados para esta pesquisa. O Método utilizado para a análise dos trabalhos foi a análise de conteúdo nos moldes como proposto por Laurence Bardim. Dos resultados encontrados o mais relevante é que dos 38 trabalhos da amostra 92,1% demonstraram ter se apropriado total ou parcialmente do conceito de Gestão Democrática Participativa e 92,1% dos trabalhos demonstraram ter contado com a participação da comunidade escolar no processo de elaboração e/ou implementação do projeto de intervenção que deu origem ao Trabalho de Conclusão de Curso.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This inquiry is circumscribed in the context of the National Program of the School of Managers. It aims to analyze the appropriation of the concept of democratic participative management promoted in the context of the Course of Specialization in School Management of the Program School of Managers of the UFBA and its contributions for the strengthening of the democratic management in the public schools of the basic education in which the managers/ participants of the course are linked in the State of the Bahia. The Investigated population was of 287 works of conclusion of course of the third publication of the Course of Specialization in School Management, among these there were selected 186 that dealt with subjects related to management. Through the method of random systematic analysis of the universe of 186 works they were collected a sample of 38 works, to which there was applied “Annotation of the Monograph – Work of Course Conclusion” that was as instrument of collection of data for this inquiry. The Method used for the analysis of the works was an analysis of content in the ways proposed by Laurence Bardim. Among the considered results the most relevant thing is that of 38 works of the sample 92,1 % demonstrated to have if appropriate totally or partially of the concept of Democratic Participative Management and 92,1 % of the works demonstrated to have disposed of the participation of the school community in the process of preparation and / or implementation of the project of intervention that gave rise to the Work of Conclusion of Course.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública (Brasil)pt_BR
dc.subjectAdministradores escolares – Treinamento – Estudo de casospt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subjectDemocratic participative managementpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectSchool of managerspt_BR
dc.titleConstruindo uma gestão democrática no Estado da Bahia: contribuições do Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido pelo Programa Escola de Gestorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.refereesSouza, Lanara Guimarães de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Final.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.