Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17570
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Autor : Bandeira, Igor Dórea
metadata.dc.creator: Bandeira, Igor Dórea
Resumen : O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrão persistente de desatenção e ou hiperatividade/impulsividade. O tratamento farmacológico com metilfenidato, atomoxetina e anfetaminas minimiza as manifestações clínicas. Apesar da eficácia comprovada, muitos indivíduos continuam tendo comprometimento social e acadêmico e alguns experimentam efeitos colaterais significativos que inviabilizam a manutenção do tratamento. Estudos com o objetivo de investigar possíveis benefícios da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) em crianças e adolescentes com TDAH ainda não foram realizados. Objetivos: investigar o efeito da ETCC sobre o desempenho de crianças e adolescentes com TDAH nos testes neuropsicológicos de atenção visual, memória operacional visual e verbal e controle inibitório. Metodologia: trata-se de um ensaio terapêutico autopareado envolvendo ETCC em crianças e adolescentes com TDAH. Foi realizada avaliação de triagem inicial utilizando SNAP-IV e subtestes Vocabulários e Cubos do WISC-III. Os indivíduos foram avaliados pré-ETCC e pós-ETCC com os subtestes Dígitos do WISC-III e Inibindo Respostas (IR) do NEPSY-II, além de Cubos de Corsi e TAVIS-3. Resultados: foram estudados nove indivíduos de ambos os sexos, residentes em Salvador, Bahia, Brasil com TDAH de acordo com critérios do DSM-5. Observamos diferença estatisticamente significativa em alguns aspectos dos testes TAVIS-3 e subteste IR do NEPSY-II. Discussão: os dados apresentados sugerem que a ETCC pode modificar atenção seletiva e reduzir o tempo necessário para que crianças e adolescentes com TDAH selecionem novas informações, reduzindo o número total de erros cometidos quando utilizada a atenção alternada nos testes neuropsicológicos. O fato de termos encontrado melhora nestes parâmetros, mesmo com a pequena população estudada, pode significar que estudos posteriores com casuística maior poderão apresentar resultados com maior evidência. Conclusão: a ETCC ao diminuir o tempo de reação está relacionada a uma velocidade de processamento mais eficiente, ao diminuir erros por omissão está relacionada a melhora na detecção de estímulos e ao diminuir número total de erros em tarefas de atenção alternada está relacionada a melhor capacidade de alternar entre uma atividade em andamento e outra concorrente de modo mais eficiente. Houve percepção de melhora do quadro clínico do TDAH pós-ETCC em relação ao nível basal e os efeitos adversos foram leves, transitórios, auto-limitados e similares ao das populações adultas.
Palabras clave : TDAH
Estimulação elétrica
Crianças
Adolescentes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17570
Fecha de publicación : 5-may-2015
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.