Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucena, Rita de Cássia Saldanha de-
dc.contributor.authorBandeira, Igor Dórea-
dc.creatorBandeira, Igor Dórea-
dc.date.accessioned2015-05-05T16:22:31Z-
dc.date.available2015-05-05T16:22:31Z-
dc.date.issued2015-05-05-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17570-
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrão persistente de desatenção e ou hiperatividade/impulsividade. O tratamento farmacológico com metilfenidato, atomoxetina e anfetaminas minimiza as manifestações clínicas. Apesar da eficácia comprovada, muitos indivíduos continuam tendo comprometimento social e acadêmico e alguns experimentam efeitos colaterais significativos que inviabilizam a manutenção do tratamento. Estudos com o objetivo de investigar possíveis benefícios da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) em crianças e adolescentes com TDAH ainda não foram realizados. Objetivos: investigar o efeito da ETCC sobre o desempenho de crianças e adolescentes com TDAH nos testes neuropsicológicos de atenção visual, memória operacional visual e verbal e controle inibitório. Metodologia: trata-se de um ensaio terapêutico autopareado envolvendo ETCC em crianças e adolescentes com TDAH. Foi realizada avaliação de triagem inicial utilizando SNAP-IV e subtestes Vocabulários e Cubos do WISC-III. Os indivíduos foram avaliados pré-ETCC e pós-ETCC com os subtestes Dígitos do WISC-III e Inibindo Respostas (IR) do NEPSY-II, além de Cubos de Corsi e TAVIS-3. Resultados: foram estudados nove indivíduos de ambos os sexos, residentes em Salvador, Bahia, Brasil com TDAH de acordo com critérios do DSM-5. Observamos diferença estatisticamente significativa em alguns aspectos dos testes TAVIS-3 e subteste IR do NEPSY-II. Discussão: os dados apresentados sugerem que a ETCC pode modificar atenção seletiva e reduzir o tempo necessário para que crianças e adolescentes com TDAH selecionem novas informações, reduzindo o número total de erros cometidos quando utilizada a atenção alternada nos testes neuropsicológicos. O fato de termos encontrado melhora nestes parâmetros, mesmo com a pequena população estudada, pode significar que estudos posteriores com casuística maior poderão apresentar resultados com maior evidência. Conclusão: a ETCC ao diminuir o tempo de reação está relacionada a uma velocidade de processamento mais eficiente, ao diminuir erros por omissão está relacionada a melhora na detecção de estímulos e ao diminuir número total de erros em tarefas de atenção alternada está relacionada a melhor capacidade de alternar entre uma atividade em andamento e outra concorrente de modo mais eficiente. Houve percepção de melhora do quadro clínico do TDAH pós-ETCC em relação ao nível basal e os efeitos adversos foram leves, transitórios, auto-limitados e similares ao das populações adultas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEstimulação elétricapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleEstimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.