Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1742
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliação qualitativa em medicina: experiência em propedêutica médica na UFBA
Otros títulos : Revista Brasileira de Educação Médica
Autor : Araújo, Dolores
Peixinho, André Luiz
metadata.dc.creator: Araújo, Dolores
Peixinho, André Luiz
Resumen : No momento atual, reconhece-se a necessidade de a educação médica promover mudanças de modo a formar profissionais com um perfil mais humanizado. Para alcançar tal propósito, é essencial investir em transformações no campo da avaliação. O principal objetivo deste trabalho é descrever as diversas funções do diário de campo como instrumento de avaliação educacional. Trata-se de estudo de caso qualitativo, que envolve a leitura de diários de campo de alunos matriculados nos semestres 2003.1 e 2003.2, na disciplina Clínica Propedêutica Médica I, Faculdade de Medicina - UFBA. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica principal de interpretação dos dados coletados. Com base nos relatos dos estudantes sobre suas aulas práticas, obteve-se uma visão ampla acerca de suas experiências nos primeiros contatos com pacientes, seus julgamentos acerca das atividades e do desempenho do professor, assim como da evolução de seu aprendizado. O diário de campo 1) permite acompanhar as atividades práticas e a atuação didática dos professores; 2) fornece subsídios para a avaliação dos estudantes em termos afetivos; 3) serve como recurso para a reformulação da prática pedagógica a partir do feedback dos discentes; 4) funciona para o estudante como instrumento de auto-avaliação.
Palabras clave : Avaliação Educacional
Currículo
Empirismo
Educação Médica
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1742
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
v30n2a04.pdf299,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.