Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Dolores-
dc.contributor.authorPeixinho, André Luiz-
dc.creatorAraújo, Dolores-
dc.creatorPeixinho, André Luiz-
dc.date.accessioned2011-07-06T14:05:45Z-
dc.date.available2011-07-06T14:05:45Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.issn19815271-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1742-
dc.descriptionp. 20-30pt_BR
dc.description.abstractNo momento atual, reconhece-se a necessidade de a educação médica promover mudanças de modo a formar profissionais com um perfil mais humanizado. Para alcançar tal propósito, é essencial investir em transformações no campo da avaliação. O principal objetivo deste trabalho é descrever as diversas funções do diário de campo como instrumento de avaliação educacional. Trata-se de estudo de caso qualitativo, que envolve a leitura de diários de campo de alunos matriculados nos semestres 2003.1 e 2003.2, na disciplina Clínica Propedêutica Médica I, Faculdade de Medicina - UFBA. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica principal de interpretação dos dados coletados. Com base nos relatos dos estudantes sobre suas aulas práticas, obteve-se uma visão ampla acerca de suas experiências nos primeiros contatos com pacientes, seus julgamentos acerca das atividades e do desempenho do professor, assim como da evolução de seu aprendizado. O diário de campo 1) permite acompanhar as atividades práticas e a atuação didática dos professores; 2) fornece subsídios para a avaliação dos estudantes em termos afetivos; 3) serve como recurso para a reformulação da prática pedagógica a partir do feedback dos discentes; 4) funciona para o estudante como instrumento de auto-avaliação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEmpirismopt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.titleAvaliação qualitativa em medicina: experiência em propedêutica médica na UFBApt_BR
dc.title.alternativeRevista Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 30, n. 2pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v30n2a04.pdf299,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.