Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17417
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | PermanecerSUS-BA: acolhendo sujeitos e histórias no caminhar da formação profissional em saúde. |
Autor : | Bowes, Erica Cristina Silva |
metadata.dc.creator: | Bowes, Erica Cristina Silva |
Resumen : | No cenário nacional, a temática relacionada à reorientação da formação profissional em saúde tem provocado o repensar das práticas de educação neste campo. Nesta perspectiva, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia desenvolveu o Programa PermanecerSUS orientado pelo princípio da integração trabalho-educação cujo o eixo norteador das práticas é o acolhimento, diretriz e dispositivo da Política Nacional de Humanização. Este artigo trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa que visa analisar a percepção dos estudantes acerca da contribuição do PermanecerSUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo documental utilizando dados secundários produzidos pela gestão e execução do programa tais como: narrativas dos estagiários, relatórios do programa, formulário de avaliação final e livro de ocorrência, documentos que produziram análise da experiência dos estudantes e suas percepções acerca da concepção de acolhimento, contribuição do programa à sua formação profissional em saúde, implicação para atuação no SUS, dimensão ético político e dificuldades e facilidades percebidas. Como principais resultados destacam-se a experiência da interdisciplinaridade, a constituição da humanização como modo de operar práticas em saúde, desenvolvimento da habilidade de escuta qualificada e acolhimento como atitude ético-política. Por outro lado, os aspectos relacionados ao acompanhamento à inserção do estagiário no estágio surgem como ponto de melhoria. Discutem-se aspectos para melhoria da formação em saúde e mudanças na atuação profissional no SUS. |
Palabras clave : | Integração Trabalho-Educação Formação Profissional em Saúde PermanecerSUS Educação na Saúde Integration Work Education Training in Health Health Education Host |
metadata.dc.subject.cnpq: | Saúde Coletiva |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | ISC-UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17417 |
Fecha de publicación : | 16-abr-2015 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS MP Erica Bowes. 2014.pdf | 569,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.