Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Esperidião, Monique Azevedo | - |
dc.contributor.author | Bowes, Erica Cristina Silva | - |
dc.creator | Bowes, Erica Cristina Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-16T21:03:27Z | - |
dc.date.available | 2015-04-16T21:03:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17417 | - |
dc.description.abstract | No cenário nacional, a temática relacionada à reorientação da formação profissional em saúde tem provocado o repensar das práticas de educação neste campo. Nesta perspectiva, a
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia desenvolveu o Programa PermanecerSUS orientado pelo princípio da integração trabalho-educação cujo o eixo norteador das práticas é o acolhimento, diretriz e dispositivo da Política Nacional de Humanização. Este artigo trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa que visa analisar a percepção dos estudantes acerca da contribuição do PermanecerSUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo documental utilizando dados secundários produzidos pela gestão e execução do programa tais como: narrativas dos estagiários, relatórios do programa, formulário de avaliação final e livro de ocorrência, documentos que produziram análise da experiência dos estudantes e suas percepções acerca da concepção de acolhimento, contribuição do programa
à sua formação profissional em saúde, implicação para atuação no SUS, dimensão ético político e dificuldades e facilidades percebidas. Como principais resultados destacam-se a experiência da interdisciplinaridade, a constituição da humanização como modo de operar
práticas em saúde, desenvolvimento da habilidade de escuta qualificada e acolhimento como atitude ético-política. Por outro lado, os aspectos relacionados ao acompanhamento à inserção do estagiário no estágio surgem como ponto de melhoria. Discutem-se aspectos para melhoria da formação em saúde e mudanças na atuação profissional no SUS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Integração Trabalho-Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional em Saúde | pt_BR |
dc.subject | PermanecerSUS | pt_BR |
dc.subject | Educação na Saúde | pt_BR |
dc.subject | Integration Work Education | pt_BR |
dc.subject | Training in Health | pt_BR |
dc.subject | Health Education | pt_BR |
dc.subject | Host | pt_BR |
dc.title | PermanecerSUS-BA: acolhendo sujeitos e histórias no caminhar da formação profissional em saúde. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Caputo, Maria Constantina | - |
dc.contributor.referees | Cunha, Alcione Brasileiro Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva-ISC | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)
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