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dc.contributor.advisorEsperidião, Monique Azevedo-
dc.contributor.authorBowes, Erica Cristina Silva-
dc.creatorBowes, Erica Cristina Silva-
dc.date.accessioned2015-04-16T21:03:27Z-
dc.date.available2015-04-16T21:03:27Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.date.submitted2014-08-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17417-
dc.description.abstractNo cenário nacional, a temática relacionada à reorientação da formação profissional em saúde tem provocado o repensar das práticas de educação neste campo. Nesta perspectiva, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia desenvolveu o Programa PermanecerSUS orientado pelo princípio da integração trabalho-educação cujo o eixo norteador das práticas é o acolhimento, diretriz e dispositivo da Política Nacional de Humanização. Este artigo trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa que visa analisar a percepção dos estudantes acerca da contribuição do PermanecerSUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo documental utilizando dados secundários produzidos pela gestão e execução do programa tais como: narrativas dos estagiários, relatórios do programa, formulário de avaliação final e livro de ocorrência, documentos que produziram análise da experiência dos estudantes e suas percepções acerca da concepção de acolhimento, contribuição do programa à sua formação profissional em saúde, implicação para atuação no SUS, dimensão ético político e dificuldades e facilidades percebidas. Como principais resultados destacam-se a experiência da interdisciplinaridade, a constituição da humanização como modo de operar práticas em saúde, desenvolvimento da habilidade de escuta qualificada e acolhimento como atitude ético-política. Por outro lado, os aspectos relacionados ao acompanhamento à inserção do estagiário no estágio surgem como ponto de melhoria. Discutem-se aspectos para melhoria da formação em saúde e mudanças na atuação profissional no SUS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegração Trabalho-Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação Profissional em Saúdept_BR
dc.subjectPermanecerSUSpt_BR
dc.subjectEducação na Saúdept_BR
dc.subjectIntegration Work Educationpt_BR
dc.subjectTraining in Healthpt_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectHostpt_BR
dc.titlePermanecerSUS-BA: acolhendo sujeitos e histórias no caminhar da formação profissional em saúde.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCaputo, Maria Constantina-
dc.contributor.refereesCunha, Alcione Brasileiro Oliveira-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletiva-ISCpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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