Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17243
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Religião e ciência: diferença e repetição - uma investigação a partir da concepção moral e religiosa de Henri Bergson
Título(s) alternativo(s): Caderno CRH
Autor(es): Galeffi, Dante Augusto
Autor(es): Galeffi, Dante Augusto
Abstract: O foco do artigo é a investigação da relação entre religião e ciência, tomando como horizonte de partida a concepção moral e religiosa do filósofo Henri Bergson. Inicialmente localiza-se o campo histórico da investigação por meio de traços da vida e das principais obras desse autor, considerando essa localização como importante para informar sobre os limites históricos de toda concepção de mundo e de valor. Em seguida, apresenta-se o plano geral da concepção moral e religiosa em Bergson e, a partir dessa concepção de fundo, procura-se compreender e descrever o plano criador de sua concepção de religião na evolução histórica da espécie humana. Tomando o vasto acervo bergsoniano como pano de fundo para uma compreensão da moral, da religião e da ciência hoje, destaca-se a relação entre as formas estáticas e as formas dinâmicas, fechadas e abertas, dessas realizações do ser humano. Interpela-se a Mecânica e a Mística na sociedade do conhecimento e da informação em suas diferenças e repetições, em suas novas, surpreendentes e contraditórias expressões sociais mecânicas e místicas, pois a mecânica da sociedade do conhecimento e da informação global enseja também novas místicas e novas formas de comoção coletiva e engajamento social.
Palavras-chave: Religião e ciência
Filosofia moral
Henri Bergson
Mecânica e mística
Religião e mística
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA/Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17243
Data do documento: Set-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dante Augusto Galeffi.pdf150,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.