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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1706
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | P300: avaliação do potencial evocado cognitivo em crianças com e sem TDAH |
Otros títulos : | Revista de Ciências Médicas e Biológicas |
Autor : | Borja, Ana Lúcia Vieira de Freitas Pondé, Milena Pereira |
metadata.dc.creator: | Borja, Ana Lúcia Vieira de Freitas Pondé, Milena Pereira |
Resumen : | Este estudo apresenta o resultado da investigação do potencial cognitivo P300 em crianças com TDAH, em comparação com um grupo de crianças sem TDAH. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, que estimou a latência e a amplitude do P300 em crianças portadoras de TDAH, em comparação com crianças sem sintomas de TDAH. A casuística foi composta por 56 indivíduos na faixa etária de 7 a 16 anos, 25 dos quais pertenciam ao grupo com diagnóstico de TDAH e 31 sem sintomas de TDAH Todos os participantes, representados pelos pais ou responsáveis legais, responderam a um questionário para levantamento de dados sociodemográficos, dados de saúde geral, queixas específicas e desempenho escolar. As crianças foram submetidas a testes para avaliação da audição periférica e potencial evocado cognitivo (P300). Foi observado que os portadores de TDAH possuem latências maiores e amplitude menores, quando comparados com as crianças do grupo de controle, verificando-se significância estatística apenas para o grupo de maior faixa-etária (11 a 16 anos). |
Palabras clave : | Audiometria de Resposta Evocada Potencial Evocado P300 Potenciais Evocados Auditivos Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1706 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (ICS) |
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