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Tipo: Artigo de Periódico
Título: P300: avaliação do potencial evocado cognitivo em crianças com e sem TDAH
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Borja, Ana Lúcia Vieira de Freitas
Pondé, Milena Pereira
Autor(es): Borja, Ana Lúcia Vieira de Freitas
Pondé, Milena Pereira
Abstract: Este estudo apresenta o resultado da investigação do potencial cognitivo P300 em crianças com TDAH, em comparação com um grupo de crianças sem TDAH. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, que estimou a latência e a amplitude do P300 em crianças portadoras de TDAH, em comparação com crianças sem sintomas de TDAH. A casuística foi composta por 56 indivíduos na faixa etária de 7 a 16 anos, 25 dos quais pertenciam ao grupo com diagnóstico de TDAH e 31 sem sintomas de TDAH Todos os participantes, representados pelos pais ou responsáveis legais, responderam a um questionário para levantamento de dados sociodemográficos, dados de saúde geral, queixas específicas e desempenho escolar. As crianças foram submetidas a testes para avaliação da audição periférica e potencial evocado cognitivo (P300). Foi observado que os portadores de TDAH possuem latências maiores e amplitude menores, quando comparados com as crianças do grupo de controle, verificando-se significância estatística apenas para o grupo de maior faixa-etária (11 a 16 anos).
Palavras-chave: Audiometria de Resposta Evocada
Potencial Evocado P300
Potenciais Evocados Auditivos
Transtorno de Déficit de Atenção
Hiperatividade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1706
Data do documento: 2009
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