Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorRebouças, Surama Beatriz Bandeira-
dc.creatorRebouças, Surama Beatriz Bandeira-
dc.date.accessioned2015-02-27T15:41:28Z-
dc.date.available2015-02-27T15:41:28Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.date.submitted2014-03-21-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17052-
dc.description.abstractEssa tese apresenta um trabalho de pesquisa que teve como objeto a integração curricular tecida como atos de currículo pelos professores do Colégio Estadual Senhor do Bonfim da Secretaria de Educação da Cidade de Salvador. Investigar de que maneira são engendradas as relações entre a organização curricular de perspectiva integrada e os atos de currículo no contexto estudado, bem como compreender como num contexto secularmente organizado pelo ethos e pela ética disciplinares se desenvolve pelos atos de currículo uma proposta/política de integração, constituíram-se, como problema de pesquisa que norteou esta investigação. A pesquisa teve como objetivo maior compreender como a integração curricular acontece no contexto escolar da Educação Básica de uma Escola Pública da Cidade de Salvador, tendo como contexto de compreensão os atos de currículo cotidianamente construídos. Para tanto optei pela abordagem de pesquisa qualitativa a partir do viés teórico-metodológico da etnopesquisa crítica e multirreferencial de inspiração fenomenológica, pelos princípios que apresenta, pela pertinência ao tipo de estudo realizado e aos seus propósitos. Para o acesso às compreensões dos sujeitos fiz uso da entrevista semiestruturada, da análise de documentos, da observação participante e do diário de campo. As informações recolhidas foram analisadas através da análise de conteúdo. O estudo das iniciativas de práticas integradas no contexto investigado revelou que para que estas iniciativas se inscrevam no cenário escolar não é necessário a exclusão da organização curricular disciplinar, por outras palavras, a organização curricular disciplinar estabelece uma relação de coexistência com a abordagem integrada, assim como revelou que a colegialidade, a colaboração entre os professores desta unidade de ensino fomentam o êxito das atividades integradas e ainda, que muito embora estas práticas se apresentem como uma forma de organização curricular mais dialógica, dialética e flexível não deixa de veicular práticas autoritárias de controle e poder.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis holds as its object of study the curriculum integration woven as acts of curriculum by the teachers of the State School Senhor do Bonfim, pertaining to the Department of Education of the City of Salvador. The research problem that guides this thesis is the investigation of how relations between the integrated curricular organization approach and acts of curriculum are engendered in the context studied, as well as in a secularly context organized by the disciplinary ethos and ethics, which develop through curriculum acts as an integration proposal /policy. The research had as its major objective the comprehension of how curriculum integration happens in the context of Primary Education at a Public School of the City of Salvador, within the context of understanding the acts of curriculum constructed in day-to-day situations. To do so, I have opted for a qualitative research approach from the theoreticalmethodological viewpoint of a crititcal and multi-referential ethnic research of phenomenological inspiration, by the principles presented, the relevance to the type of study and its purposes. To access the understandings of the subjects I have employed open interviews, document analysis, participant observation and a field diary, as well as document analysis. The information gathered was analyzed using content analysis. The study of the organization of initiatives regarding integrated practices hereby investigated revealed that for such initiatives to take place in the school setting it is not necessary that disciplinary curriculum organization is left out; in other words, disciplinary curricular organization establishes a relation of coexistence with the integrated approach. It also demonstrates that collegiality and collaboration between teachers of this particular teaching unit foster the success of integrated activities and while these practices are presented as a more dialogic, dialectic and flexible form of curriculum organization, they do not necessarily preclude other more authoritarian practices of control and power.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização curricular disciplinarpt_BR
dc.subjectOrganização curricular integradapt_BR
dc.subjectAtos de currículopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectDisciplinary curricular organizationpt_BR
dc.subjectIntegrated curriculum organizationpt_BR
dc.subjectActs of curriculumpt_BR
dc.titleA política curricular integrativa: uma análise crítico-hermenêutica sobre os atos de currículo presentes na integração/organização curricular no contexto da educação básicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coPacheco, José Augusto-
dc.contributor.refereesTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.refereesNascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesPacheco, José Augusto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SURAMA Tese de Doutorado.pdf978,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.