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dc.contributor.advisorCunha, Maria Couto-
dc.contributor.authorFontes, Anderson Rios-
dc.creatorFontes, Anderson Rios-
dc.date.accessioned2015-01-27T18:22:33Z-
dc.date.available2015-01-27T18:22:33Z-
dc.date.issued2015-01-27-
dc.date.submitted2014-02-20-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16907-
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo desenvolver uma discussão sobre as políticas de formação de professores da Educação Básica implementadas no Brasil, especificando aquelas voltadas à formação continuada e particularizando esta discussão em um estudo sobre as contribuições do Programa Gestar no Estado da Bahia, percebidas por uma amostra de profissionais que participaram e participam de suas ações, no que se refere à melhoria da sua formação e das suas práticas docentes. Partindo da apresentação do cenário que se constituiu o pano de fundo para as análises desenvolvidas ao longo do trabalho e dos motivos que levaram à escolha deste objeto de estudo, o trabalho desenvolve um debate sobre as políticas de formação continuada no Brasil. Em seguida, analisa a constituição do Programa na perspectiva nacional, concentrando em capítulo próprio na caracterização do Gestar no Estado da Bahia, suas reconfigurações, seus desdobramentos e sua funcionalidade. Em tópico específico analisa as percepções de um grupo de professores sobre a contribuição do programa para o seu desempenho pedagógico. Em termos de metodologia optamos por uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando uma revisão de literatura sobre o tema, análise documental e um estudo empírico a partir de uma amostra aleatória de professores que participaram do programa, sendo aplicados questionários e entrevistas. Os resultados sugerem que o programa teve significativas alterações na sua composição em relação ao programa Gestar II do MEC e que os professores em geral se posicionam favoráveis a sua organização, funcionamento, metodologia e materiais utilizados, embora alguns enumerem algumas dificuldades para o alcance dos seus resultados, o que significa dizer que a formação continuada apenas, não equaciona as questões ligadas à qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work aimed to develop a policy discussion of teacher education Basic Education implemented in Brazil, specifying those related to continuing education and particularizing this discussion in a study on the influence of Gestar Program in the state of Bahia, perceived by a sample of professionals who participated and participate in their actions with regard to improving their training and their teaching practices. Starting from the presentation of the scenario that formed the backdrop to the analyzes carried out during the work and the reasons that led to the choic e of study object, the paper develops a debate on the continued education policies in Brazil. Then analyzes the establishment of the Program in national perspective, focusing on own chapter in Gestar characterization of the state of Bahia, his reconfigurations, its consequences and its functionality. In particular topic examines the perceptions of a group of teachers about the program's contribution to their teaching performance. In terms of methodology we chose a qualitative, descriptive and exploratory, using a literature review on the topic, document analysis and an empirical study based on a random sample of teachers who participated in the program, questionnaires and interviews being applied. The results suggest that the program had significant changes in their composition in relation to the MEC Gestar II program and that teachers in general are favorable position your organization, operation, methodology and materials used, although some name some difficulties to reach their results, which means that the only continuing education, does not discuss issues related to the quality of teaching and learning in schools.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores da educação básicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPrograma Gestão da Aprendizagem Escolarpt_BR
dc.subjectTeacher training for basic educationpt_BR
dc.subjectGestarpt_BR
dc.subjectManagement programme of school learningpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores da educação básica: um estudo sobre o Programa Gestar no Estado da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantana, Elisabete Conceição-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Penildon-
dc.contributor.refereesMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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