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dc.contributor.authorSantos, Lígia Amparo da Silva-
dc.contributor.authorPaiva, Janaína Braga de-
dc.contributor.authorMello, Adriana Lima-
dc.contributor.authorFontes, Gardênia Abreu Vieira-
dc.contributor.authorSampaio, Lilian Ramos-
dc.contributor.authorFreitas, Maria do Carmo Soares de-
dc.creatorSantos, Lígia Amparo da Silva-
dc.creatorPaiva, Janaína Braga de-
dc.creatorMello, Adriana Lima-
dc.creatorFontes, Gardênia Abreu Vieira-
dc.creatorSampaio, Lilian Ramos-
dc.creatorFreitas, Maria do Carmo Soares de-
dc.date.accessioned2014-11-12T14:46:38Z-
dc.date.available2014-11-12T14:46:38Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1415-5273-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16588-
dc.descriptionp. 107-117pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: O estudo objetivou analisar os resultados relativos à avaliação de um Programa de Formação para Nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar da região Nordeste. Este programa foi desenvolvido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal da Bahia em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, nos idos de 2007 e 2008. MÉTODOS: Os dados foram produzidos através da técnica de grupos focais com nutricionistas que participaram do Programa de Formação. Foram realizados quatro grupos focais e os dados produzidos foram organizados em duas categorias de análise: sobre a aprendizagem durante a formação e sobre a capacidade de instituição de mudanças. RESULTADOS: Os participantes eram predominantemente do sexo feminino, com idade variando entre 20 e 35 anos e haviam participado do Programa de Formação pelo menos três meses antes do estudo. Em relação à avaliação do programa de formação, pôde-se afirmar que o mesmo não apenas proporcionou um aprimoramento técnico-científico em torno dos temas pertinentes à prática profissional exigida, mas também à dimensão ético-política do trabalho. Enfatizou-se que estimulou a mobilização na perspectiva do fortalecimento da categoria, incentivou as parcerias entre os diferentes agentes e setores e fomentou o planejamento de novas ações valorizando o uso da legislação. CONCLUSÃO: A perspectiva dialógica foi marcante para os participantes, que puderam confrontar as suas realidades com as dos demais, possibilitando reflexão coletiva sobre a atuação do nutricionista no campo da alimentação escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000100010pt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectFormação de recursos humanospt_BR
dc.subjectNutricionistapt_BR
dc.titleO nutricionista no programa de alimentação escolar: avaliação de uma experiência de formação a partir de grupos focaispt_BR
dc.title.alternativeRevista de Nutriçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 25, n. 1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição)

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