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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Razão e sensibilidade no ensino de administração: a literatura como recurso estético
Título(s) alternativo(s): Revista de Administração Pública
Autor(es): Fischer, Tânia
Davel, Eduardo Paes Barreto
Vergara, Sylvia
Ghadiri, Philip D.
Autor(es): Fischer, Tânia
Davel, Eduardo Paes Barreto
Vergara, Sylvia
Ghadiri, Philip D.
Abstract: Este artigo problematiza o uso da literatura como recurso estético durante o processo de ensino da administração, com base em uma análise multidisciplinar dos trabalhos acadêmicos publicados, com a finalidade de: refletir sobre literatura e o papel da ficção no ensino, articulando a literatura com a existência humana; abordar a pesquisa em organizações e o uso de gêneros e estilos literários na produção do conhecimento; e discutir sobre os usos dos textos literários em ensino, pelo relato e discussão de práticas que utilizam a literatura. Tem especial destaque a dimensão estratégica da atividade de ensino que usa a literatura como recurso estético. A conclusão é de que o texto literário é um poderoso recurso de aprendizagem, pois tem como matéria-prima a palavra, o discurso, que é a essência da administração. E, também, que a integração entre administração e literatura pode ser uma estratégia fecunda, favorecendo criatividade e descoberta, pois possibilita o desenvolvimento de capacitações para sentir e conhecer.
Palavras-chave: estética
ensino de administração
aprendizagem
literatura.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1647
Data do documento: 2007
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