Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1647
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Razão e sensibilidade no ensino de administração: a literatura como recurso estético
Otros títulos : Revista de Administração Pública
Autor : Fischer, Tânia
Davel, Eduardo Paes Barreto
Vergara, Sylvia
Ghadiri, Philip D.
metadata.dc.creator: Fischer, Tânia
Davel, Eduardo Paes Barreto
Vergara, Sylvia
Ghadiri, Philip D.
Resumen : Este artigo problematiza o uso da literatura como recurso estético durante o processo de ensino da administração, com base em uma análise multidisciplinar dos trabalhos acadêmicos publicados, com a finalidade de: refletir sobre literatura e o papel da ficção no ensino, articulando a literatura com a existência humana; abordar a pesquisa em organizações e o uso de gêneros e estilos literários na produção do conhecimento; e discutir sobre os usos dos textos literários em ensino, pelo relato e discussão de práticas que utilizam a literatura. Tem especial destaque a dimensão estratégica da atividade de ensino que usa a literatura como recurso estético. A conclusão é de que o texto literário é um poderoso recurso de aprendizagem, pois tem como matéria-prima a palavra, o discurso, que é a essência da administração. E, também, que a integração entre administração e literatura pode ser uma estratégia fecunda, favorecendo criatividade e descoberta, pois possibilita o desenvolvimento de capacitações para sentir e conhecer.
Palabras clave : estética
ensino de administração
aprendizagem
literatura.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1647
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (EA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
a07v41n5.pdf101,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.