https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1647
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Razão e sensibilidade no ensino de administração: a literatura como recurso estético |
Otros títulos : | Revista de Administração Pública |
Autor : | Fischer, Tânia Davel, Eduardo Paes Barreto Vergara, Sylvia Ghadiri, Philip D. |
metadata.dc.creator: | Fischer, Tânia Davel, Eduardo Paes Barreto Vergara, Sylvia Ghadiri, Philip D. |
Resumen : | Este artigo problematiza o uso da literatura como recurso estético durante o processo de ensino da administração, com base em uma análise multidisciplinar dos trabalhos acadêmicos publicados, com a finalidade de: refletir sobre literatura e o papel da ficção no ensino, articulando a literatura com a existência humana; abordar a pesquisa em organizações e o uso de gêneros e estilos literários na produção do conhecimento; e discutir sobre os usos dos textos literários em ensino, pelo relato e discussão de práticas que utilizam a literatura. Tem especial destaque a dimensão estratégica da atividade de ensino que usa a literatura como recurso estético. A conclusão é de que o texto literário é um poderoso recurso de aprendizagem, pois tem como matéria-prima a palavra, o discurso, que é a essência da administração. E, também, que a integração entre administração e literatura pode ser uma estratégia fecunda, favorecendo criatividade e descoberta, pois possibilita o desenvolvimento de capacitações para sentir e conhecer. |
Palabras clave : | estética ensino de administração aprendizagem literatura. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1647 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (EA) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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