Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16422
Tipo: Tese
Título: As mutações do campo qualificação: trabalho, educação e sujeitos coletivos no Brasil contemporâneo
Autor(es): Lima, Antonio Almerico Biondi
Autor(es): Lima, Antonio Almerico Biondi
Abstract: A tese analisa as relações entre trabalho e educação e a qualificação profissional no Brasil contemporâneo por meio da descrição, em bases relacionais, do espaço social onde sujeitos coletivos desenvolvem práticas e relações relativas à qualificação, sendo que tal espaço constitui, segundo o autor, um campo social bourdieusiano, denominada na tese de campo Qualificação. A análise é feita por meio da descrição dos elementos do campo - sujeitos coletivos, estrutura e estratégias - e da reconstituição, ainda provisória, de sua história social e dos seus processos de (re) produção. A análise privilegia o estudo das mutações e da trajetória conflituosa do campo; bem como suas interações com três campos considerados suas vertentes sociais: Produção, Educação e Estado. A ênfase foi dada à compreensão do funcionamento do campo, em particular nas suas conexões com as transformações sociais recentes, seja pela reflexão das questões mais gerais da sociedade no seu interior, seja pela extrapolação dos seus limites, com a qualificação contribuindo para a legitimação hegemônica mais geral. Também se tentou compreender a possibilidade de processos contra hegemônicos, em termos da construção de estratégias de resistência e reelaboração, voltadas para a emancipação, pelos sujeitos sociais não dominantes. Para tanto, a tese apresenta cenários, a partir de três grandes processos que se intercruzam: a globalização, a reestruturação produtiva e a reforma do Estado e procura utilizar criticamente por meio da reelaboração e/ou apropriação de bases conceituais amplas, como o conceito de hegemonia e Estado de Antonio Gramsci; os conceitos e noções desenvolvidos pela sociologia de Pierre Bourdieu, pela geografia de Milton Santos e pela pedagogia de Paulo Freire. A tese também introduz novas noções operatórias no âmbito da Teoria do Campo Social –vertentes sociais, linhas de força e tensores – e resignifica outras – terrenos e polos. Tanto quanto a procura de respostas questões elencadas anteriormente, configurou-se um importante objetivo da pesquisa realizada iniciar o desenvolvimento de uma metodologia de análise de campo, que permita não apenas uma rápida e precisa compreensão do papel e dos interesses dos sujeitos coletivos e das relações já estabelecidas, mas, sobretudo da compreensão da dinâmica do campo, permitindo o acompanhamento posterior do desenvolvimento das suas relações externas e internas. Ao mesmo tempo tal metodologia poderá potencializar as possibilidades de socialização deste conhecimento para os sujeitos do polo não hegemônico. Entretanto, se alcançar os objetivos específicos da pesquisa foi factível, não se têm dúvida de que seu objetivo mais geral está além do tempo e espaço do doutorado, e pavimentam uma estrada para novas pesquisas, a serem trilhadas por aqueles e aquelas que só compreendem a construção de conhecimento como um processo coletivo e quando ele contribui para resolver problemas concretos dos excluídos e da maioria que vive do trabalho.
ABSTRACT The thesis analyzes the relations between work and education and the vocational training in the contemporary Brazil by means of the description, in relational bases, of the social space where collective subjects develop practical‟s and relations relative to the qualification, being that such space constitutes, according to author, a bourdieusian social field, called, in the thesis, of field Qualification. The analysis is made by means of the description of the elements of the field –collective subjects, structure and strategies –and of the reconstitution, still provisory, of its social history and of its processes of (re) production. The analysis privileges the study of the mutations and the conflictuous trajectory of the field, as well as its interactions with three fields considered its “social slopes”: Production, Education and State. The emphasis was given to the understanding of the functioning of the field, in particular in its connections with the recent social transformations, either for the reflection of the questions most general of the society in its interior, and either for the surpassing of its limits, with the qualification contributing for the more general hegemonic legitimation. Also it was tried to understand the possibility of process against hegemonic, in terms of the construction of strategies of resistance and re elaboration, come back toward the emancipation, for not dominant social subjects. For in such a way, the theses presents scenes, from three greats processes that they intercross: the globalization, the productive restructuration and reform of the State and look for criticizing to use by means of the re elaboration and/or appropriation of ample conceptual bases, as the concept of hegemony and State of Antonio Gramsci, the concepts and notions developed for the sociology of Pierre Bourdieu, the geography of Milton Santos the pedagogy of Paulo Freire. The theses also introduces new operatory notions in the scope of the Theory of Social Field –“social slope”, “lines of force” and “tensors”and resignificant others – “terrain” and “‟pole”. As much how much the search of answers to the mentioned questions previously, configured an important objective of the carried through research to initiate the development of a methodology of field analysis. This in the direction to allow not only a fast and precise understanding the paper and the interests of the collective subjects and the established relations already, but, over all of the understanding of the dynamics of the field, allowing the posterior accompaniment of the development of its external and internal relations. At the same time such methodology will be able to potentially the possibilities of socialization of this knowledge for the subjects of the nothegemonic pole. However, if to reach the specific objectives of the research was feasible, they do not have doubt of that its more general objective is beyond the time and space of the doctorate. However, they pave a road for new research, to be trod for all that only understand the knowledge construction as a collective process and when it contributes to resolve concrete problems of the excluded ones and of the majority that-lives-of-the-work.
Palavras-chave: Trabalho e educação
Qualificação profissional
Sujeitos coletivos
Campos sociais
Hegemonia
Vocational training
Qualification
Collective subjects
Social fields
Hegemony
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16422
Data do documento: 16-Out-2014
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese-Final.pdf6,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.