Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.authorBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.creatorBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.date.accessioned2014-10-16T17:57:46Z-
dc.date.available2014-10-16T17:57:46Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.date.submitted2006-01-25-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16421-
dc.description.abstractComentários reincidentes sobre inabilidades de estudantes da Educação Básica para operar com os sistemas de conhecimentos específicos da produção textual escrita, acentuados por constatações peculiares contrárias ao estudante, sujeito da linguagem, no tratamento pedagógico dispensado ao texto Trabalho Pesado, motivaram a pesquisa com que intencionei responder sobre a possibilidade de falar da escrita escolar, com outra semântica, que valorizasse ações empreendidas pelos estudantes, modo geral, com a colaboração de professores que, cientes do seu papel, os conduzissem ao êxito. Tomando, principalmente, a concepção interacionista da linguagem, questões da dialogia propostas por Bakhtin e a importância atribuída ao outro, na constituição do sujeito, escolhi a escrita, vista como escrita do outro, diversamente considerada e a literária, sobretudo, como espaço de hospitalidade e ali, encenando, simultaneamente, a posição dual, de hóspede e anfitriã e, assumindo uma atitude investigativa orientada pela leitura, como atribuição de sentidos, estudei escritas flagradas e retiradas de meu acervo de textos, procurando remergulhá-las, conforme particularidades identificadas, nas escritas, para revitalizá-las, para renová-las do ponto de vista conceitual e devolvê-las à escola, rejuvenescidas, ricas de sentidos. Os resultados mostraram a importância da escrita do outro na alteração do repertório conceitual que sustente pedagogias de escrita diversificadas, questões da escrita de natureza pedagógica nela escritas, pacientemente esperando por leitores(as) que lhes emprestem sentidos , pela via da conotação, para a comunidade escolar, ocupando o seu sensível, falar da escrita do outro, com uma semântica revitalizada, rejuvenescida, e anunciar alegrias possíveis no seu tratamento pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Reincident comments on inability of students of Basic Education to operate with the systems of specific knowledge of the written textual production, indeed by peculiar conclusions contrary to the student, citizen of language, in the pedagogical treatment at the text “Trabalho Pesado”, they had motivated the research in which I intended to answer the possibility of speaking of the school writing, with another semantics, which value actions undertaken by students, in general, with contribution of teachers who, aware of their role, could lead them to success. Taking, mainly, the interacionist conception of language, questions of the dialogy proposed by Bakhtin and the importance conferred to the other, in the constitution of the citizen, I chose the writing, seen as written of the other, diversely considered and the literature, above all as hospitality space and there, producing, simultaneously, the dual position of guest and host and, assuming the attitude of investigation guided by the reading, as attribution of meanings, I studied writings caught and removed from my quantity of texts, trying to replace them, as identified particularities, in the writings in order to revitalize them in the conceptual point of view and give them back to school, now rejuvenated and full of meanings. The results had shown the importance of the writing of the other in alteration of the conceptual list which supports pedagogies of diversified writings, questions of the writing of pedagogical nature writing within, expecting patiently for readers, who can lend them meanings, for the way of the connotation, to the school community, occupying its sensible one, to speak of writing of the other, with a revitalized semantics, rejuvenated and announcing possible happiness in its pedagogical treatment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectHandwritingpt_BR
dc.subjectProduction of textpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleA escrita do outro: anúncios de uma alegria possívelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAlves, Ivia Iracema Duarte-
dc.contributor.refereesMota, Kátia Maria Santos-
dc.contributor.refereesBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.refereesFarias, Iara Rosa-
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese _Versão final_18_12_14.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.