Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Isabelle Cordeiro-
dc.contributor.authorFerreira, Graziela-
dc.creatorFerreira, Graziela-
dc.date.accessioned2014-10-03T19:04:36Z-
dc.date.available2014-10-03T19:04:36Z-
dc.date.issued2014-10-03-
dc.date.submitted2013-05-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16282-
dc.description.abstractO presente trabalho constitui-se numa pesquisa qualitativa de caráter descritivo- explicativo que compreende a análise do ensino da dança no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, situando um campo de amostragem pela seleção do campus mais velho e mais novo, Salvador e Feira de Santana, respectivamente. Discute as aproximações e distanciamentos epistemológicos existentes entre as áreas de Dança e Educação Física nesse contexto. A pesquisa visa identificar e problematizar a existência de conteúdos da dança no ensino médio integrado ao técnico nessa instituição de ensino, observando a maneira como esta é tratada e como interfere na formação dos estudantes. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com dois professores efetivos (um da área de Dança e outro da área de Educação Física). Nesse sentido, o corpo que dança é visto como um ser que pensa/sente e age no mundo; e a dança é compreendida como possibilidade de exercitar a cidadania valorizando a realidade e o cotidiano do aluno, buscando desenvolver a autonomia, a consciência crítica e o seu potencial criativo. Assim, entendemos que, a relevância desse trabalho, está em perceber a dança na educação profissional no IFBA e identificar os desafios que a Dança enfrenta para sua afirmação, enquanto área de conhecimento, nesse contexto, intensificando as discussões acerca da produção de conhecimento em Dança e da educação do corpo pela dança.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalizantept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO DO CORPO PELA DANÇA NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: O CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesConrado, Amélia Vitória de Souza-
dc.contributor.refereesPires, Gilsamara Moura Robert-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsPPGDANCA-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Graziela Ferreira.pdf919,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.