Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nogueira, Isabelle Cordeiro | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Graziela | - |
dc.creator | Ferreira, Graziela | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-03T19:04:36Z | - |
dc.date.available | 2014-10-03T19:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2013-05-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16282 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho constitui-se numa pesquisa qualitativa de caráter descritivo- explicativo que compreende a análise do ensino da dança no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, situando um campo de amostragem pela seleção do campus mais velho e mais novo, Salvador e Feira de Santana, respectivamente. Discute as aproximações e distanciamentos epistemológicos existentes entre as áreas de Dança e Educação Física nesse contexto. A pesquisa visa identificar e problematizar a existência de conteúdos da dança no ensino médio integrado ao técnico nessa instituição de ensino, observando a maneira como esta é tratada e como interfere na formação dos estudantes. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com dois professores efetivos (um da área de Dança e outro da área de Educação Física). Nesse sentido, o corpo que dança é visto como um ser que pensa/sente e age no mundo; e a dança é compreendida como possibilidade de exercitar a cidadania valorizando a realidade e o cotidiano do aluno, buscando desenvolver a autonomia, a consciência crítica e o seu potencial criativo. Assim, entendemos que, a relevância desse trabalho, está em perceber a dança na educação profissional no IFBA e identificar os desafios que a Dança enfrenta para sua afirmação, enquanto área de conhecimento, nesse contexto, intensificando as discussões acerca da produção de conhecimento em Dança e da educação do corpo pela dança. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO DO CORPO PELA DANÇA NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: O CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Conrado, Amélia Vitória de Souza | - |
dc.contributor.referees | Pires, Gilsamara Moura Robert | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDANCA-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Graziela Ferreira.pdf | 919,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.