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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16233
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | O MobilizaSUS-Bahia: as práticas educativas e a constituição dos sujeitos |
Autor : | Barros, Larissa Daiane Vieira |
metadata.dc.creator: | Barros, Larissa Daiane Vieira |
Resumen : | A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia vem desenvolvendo, desde 2008, o projeto “Fortalecimento do Controle Social e da Gestão Democrática e Participativa do SUSBahia–MOBILIZASUS”, o qual abrange um conjunto de ações dirigidas à formação de agentes no âmbito microrregional e municipal, visando o fortalecimento do processo de gestão participativa e controle social do SUS. A implementação desse projeto contempla o envolvimento e qualificação de técnicos lotados nas Diretorias Regionais de Saúde – DIRES, os quais desenvolvem o processo de identificação, seleção e formação dos “facilitadores” da participação em saúde no âmbito municipal. O presente estudo tem por objetivo caracterizar a trajetória pessoal, política e institucional dos agentes envolvidos na implementação do projeto no período 2008-2011; analisar a percepção desses agentes acerca do MobilizaSUS e contribuição desse projeto na sua constituição enquanto sujeito transformador e ator social inserido no processo de gestão do SUS. Além disso, analisa e descreve a percepção dos sujeitos acerca das concepções pedagógicas realizadas no âmbito do projeto. A metodologia do estudo inclui revisão documental e realização de entrevistas semi-estruturadas com 6 (seis) articuladores regionais e 4 (quatro) facilitadores municipais de saúde, sendo realizada análise de conteúdo, contando com a colaboração do grupo gestor do projeto. Os resultados revelam que é a trajetória pessoal, política e institucional dos sujeitos que determinam sua inserção no MobilizaSUS, e a contribuição deste para a construção de conhecimentos e acumulação de experiências na sua atuação enquanto protagonista na luta pelo direito à saúde e pela democratização da gestão do SUS no âmbito regional e municipal. A polifonia de vozes dos entrevistados aponta processos educativos orientados por princípios e valores inerentes à “concepção de mundo” da educação popular e a educação é concebida pelos articuladores e facilitadores como veículo de transformação social. |
Palabras clave : | Sujeitos Políticos Educação em Saúde Educação Popular em Saúde Controle social Sistema Único de Saúde Health Education Political Subjects Health EducationPopular Health Education Social Control Unified Health System |
metadata.dc.subject.cnpq: | Saúde Coletiva |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | ISC-UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16233 |
Fecha de publicación : | 2-oct-2014 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (ISC) |
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