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dc.contributor.advisorPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.contributor.authorBarros, Larissa Daiane Vieira-
dc.creatorBarros, Larissa Daiane Vieira-
dc.date.accessioned2014-10-02T17:38:22Z-
dc.date.available2014-10-02T17:38:22Z-
dc.date.issued2014-10-02-
dc.date.submitted2012-04-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16233-
dc.description.abstractA Secretaria de Saúde do Estado da Bahia vem desenvolvendo, desde 2008, o projeto “Fortalecimento do Controle Social e da Gestão Democrática e Participativa do SUSBahia–MOBILIZASUS”, o qual abrange um conjunto de ações dirigidas à formação de agentes no âmbito microrregional e municipal, visando o fortalecimento do processo de gestão participativa e controle social do SUS. A implementação desse projeto contempla o envolvimento e qualificação de técnicos lotados nas Diretorias Regionais de Saúde – DIRES, os quais desenvolvem o processo de identificação, seleção e formação dos “facilitadores” da participação em saúde no âmbito municipal. O presente estudo tem por objetivo caracterizar a trajetória pessoal, política e institucional dos agentes envolvidos na implementação do projeto no período 2008-2011; analisar a percepção desses agentes acerca do MobilizaSUS e contribuição desse projeto na sua constituição enquanto sujeito transformador e ator social inserido no processo de gestão do SUS. Além disso, analisa e descreve a percepção dos sujeitos acerca das concepções pedagógicas realizadas no âmbito do projeto. A metodologia do estudo inclui revisão documental e realização de entrevistas semi-estruturadas com 6 (seis) articuladores regionais e 4 (quatro) facilitadores municipais de saúde, sendo realizada análise de conteúdo, contando com a colaboração do grupo gestor do projeto. Os resultados revelam que é a trajetória pessoal, política e institucional dos sujeitos que determinam sua inserção no MobilizaSUS, e a contribuição deste para a construção de conhecimentos e acumulação de experiências na sua atuação enquanto protagonista na luta pelo direito à saúde e pela democratização da gestão do SUS no âmbito regional e municipal. A polifonia de vozes dos entrevistados aponta processos educativos orientados por princípios e valores inerentes à “concepção de mundo” da educação popular e a educação é concebida pelos articuladores e facilitadores como veículo de transformação social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSujeitos Políticospt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEducação Popular em Saúdept_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectPolitical Subjectspt_BR
dc.subjectHealth EducationPopular Health Educationpt_BR
dc.subjectSocial Controlpt_BR
dc.subjectUnified Health Systempt_BR
dc.titleO MobilizaSUS-Bahia: as práticas educativas e a constituição dos sujeitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPaim, Jairnilson Silva-
dc.contributor.refereesPedrosa, José Ivo dos Santos-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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