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dc.contributor.advisorTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.contributor.authorMachado, Adilbênia Freire-
dc.creatorMachado, Adilbênia Freire-
dc.date.accessioned2014-09-23T16:02:55Z-
dc.date.available2014-09-23T16:02:55Z-
dc.date.issued2014-09-23-
dc.date.submitted2014-02-25-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16155-
dc.description.abstractEssa dissertação pretende, por meio da ancestralidade e do encantamento como inspirações formativas, oferecer subsídios para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e para as relações etnico-raciais, refletindo como a filosofia africana pode realizar essa mediação. A pesquisa tem como elemento estruturante as teias construídas no componente curricular EDCB79 - História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, ofertado no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia pelo professor Dr. Eduardo Oliveira, assim como a metodologia desenvolvida desde os Odus. A ancestralidade e o encantamento são os conceitos transversais à construção dessa teia. A ancestralidade é o conceito maior para interpretar e explicar aquilo que está relacionado às africanidades e o encantamento é o que possibilita a produção de conhecimento, é o que dá sentido. É o reconhecimento da ancestralidade africana da pesquisadora que encanta e potencializa o seu estar-no-mundo. É do encantamento, dessas atitudes frente à vida que nasce a Filosofia Africana, uma filosofia tradicional que traz novidades, posto que aprender as novidades dos antigos é sempre uma sabedoria atualizada. O texto apresenta, então, a ancestralidade e o encantamento como inspirações formativas e a filosofia africana como mediadora da história e cultura africana e afro-brasileira.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN Esta tesis tiene como objetivo, por meio da ascendencia y encantamiento como inspiraciones formativas, ofrecer subcidios para la enseñanza de la historia y cultura africana y afro - brasileña y para las relaciones etnicorraciais, reflejando como la filosofía africana puede realizar esta mediación. La investigación tiene como elementos estructurante las redes construidas en lo componente curricular EDCB79 - Historia y Cultura Africane y Afro - brasileña, en el curso de pedagogía ofre cido en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Bahía, por el Profesor Dr. Eduardo Oliveira, asi como la metodologia desarrollada desde el Odus. La ascendencia y el encantamiento son transversales a la construcción de esta teia. La ascendenci a es el más grande concepto para interpretar y explicar lo que está relacionado com las africanidades y el encanto es lo que permite la producción de conocimiento, es el concepto que da sentido. Es el reconocimiento de la ascendencia africana del investiga dor que encanta y mejora su ser - en - mundo. Es del encantamento, de las estas actitudes ante la vida que nace la Filosofía Africane, una filosofía tradicional que trae la noticia, ya que el aprendizaje de las noticias de la primera es siempre una sabiduría a ctualizado. El texto presenta la ascendencia y el encantamiento como inspiraciones formativas y la filosofía africane como una mediadora de la historia y cultura africane e afro - brasileñapt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectEncantamentopt_BR
dc.subjectFilosofia africanapt_BR
dc.subjectHistória e cultura africana e afro-brasileirapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003pt_BR
dc.subjectAscendênciapt_BR
dc.subjectEncantamientpt_BR
dc.subjectLa historia y la cultura africana y afro - brasileñapt_BR
dc.subjectFormaciónpt_BR
dc.titleAncestralidade e encantamento como inspirações formativas: filosofia africana mediando a história e cultura africana e afro-brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.refereesNascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.refereesDomingos, Luís Tomás-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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